site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Crianças e adolescentes vão desvendar o mundo da robótica 0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 20/06/2018 08:25

 

A experiência de desvendar o mundo da robótica será oferecida para crianças e adolescentes de sete a 16 anos, nos dias 4, 5 e 8 de julho, das 9 às 18 horas, em Goiânia. Em oficina inédita, o público presente poderá aprender a identificar componentes eletrônicos, programar robôs com o Arduíno, montar e desmontar circuitos. Cada oficina terá duração de duas horas, sendo que as turmas serão divididas conforme a idade e objetivo de produção de cada grupo de participantes. As inscrições custam R$ 30,00 e podem ser feitas aqui.    
 

Durante o evento, os participantes terão aula de introdução sobre a robótica, circuitos elétricos e a eletrônica e atividades práticas. As turmas serão divididas entre os alunos de 7 a 10 anos e os que estão na faixa etária de 11 a 16 anos.
 
 
O evento será promovido pela Ctrl+Play, escola especializada em tecnologia, no Parque das Laranjeiras. Os participantes também aprenderão a controlar luminosidade, a ligar o primeiro LED e construir semáforo e sensor de estacionamento.
 
 
A idealizadora do evento, a educadora Vanessa Barbosa de Oliveira diz que a proposta desta oficina é mostrar como a magia da tecnologia pode ser desvendada por qualquer pessoa. "Basta ter a orientação correta e as ferramentas necessárias que crianças e adolescentes conseguem ir além. A criatividade e a curiosidade dos estudantes são amplamente desenvolvidas nestas atividades".
 
 
Na turma de 7 a 10 anos, os alunos irão programar o Arduino utilizando o Scratch com a extensão S4A, que permite a programação utilizando blocos. Com essas informações, os projetos propostos são Ligando o primeiro LED, Semáforo e Controle de Luminosidade com LDR.
 
 
Para a turma de 11 a 16 anos, a proposta será que os alunos programem utilizando a IDE do próprio Arduino e em texto na linguagem C. Os projetos são semáforo, sensor de estacionamento e controle de temperatura.
 
 
A oficina tem como parceiros o Centro Educacional Mabel e a Cultura Inglesa. Segundo Vanessa, a programação e robótica oferecem importantes benefícios para a educação de crianças e adolescentes. "Eles vão poder usar a tecnologia para transformar sua capacidade de aprendizado e também o meio em que vivem". 
 
 
Com pós-graduação em marketing e gestão, na Dinamarca, ela avalia que aprender tecnologia é fundamental para lidar com as novas ferramentas e também para se posicionar de forma diferenciada no mercado de trabalho. “Conhecer as lógicas de programação sempre irá ajudar na compreensão das inovações digitais, no estimulo ao forte raciocínio lógico, altamente indispensável em universidades e concursos quando adultos”. 
 
 
 
Serviço
Data: 4, 5 e 8 de julho 
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Ctrl+Play Goiânia, Avenida dos Flamboyants, n.º 409, Parque das Laranjeiras
Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-de-robotica---ctrlplay__297493
Preço: R$ 30,00
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]