site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

16ª Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para palestras, debates, painel e seminário0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 26/08/2016 07:40

 

A partir desta quinta-feira (25), os interessados em participar das palestras, painéis, seminários e debates da 16ª edição da Goiânia Mostra Curtas já podem fazer a sua inscrição pelo do evento, até o dia 26 de setembro. A programação é gratuita e como as vagas são limitadas, no dia das atividades terão prioridade aqueles que tiverem se cadastrado previamente.

 

A diretora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, frisa que a intenção é possibilitar maior e melhor formação profissional por meio da troca entre profissionais renomados da área audiovisual.  “As atividades visam ampliar as experiências dos profissionais locais, por meio da participação de grandes nomes do setor audiovisual do País, e, ainda, possibilitar um debate rico e engrandecedor”. 

 

Neste ano, o evento conta com patrocínio da Oi e Rodonaves Transportes; incentivo da Lei Goyazes, Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Seduce Goiás, Governo de Goiás; e apoio da Oi Futuro, Unimed Goiânia e Sebrae Goiás.

 

Na programação, há a palestra Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento, que será coordenada por Guilherme Fiuza e Júlia Nogueira, no dia 5 de outubro, das 9 horas às 12h30, no Papillon Hotel. O principal objetivo é o estudo da formatação e dos fundamentos para elaboração de projetos audiovisuais, incluindo o argumento e a apresentação verbal de um projeto perante uma comissão. O conteúdo abrange os formatos longa-metragem e séries, nas categorias ficção, animação e documentário, direcionados ao mercado televisivo e das salas de cinema.

 

O Painel Direito do Audiovisual vai promover uma mesa redonda a respeito dos desafios jurídicos para a produção audiovisual no Brasil, seguida de um workshop sobre direitos autorais. O evento será no dia 6 de outubro, às 10 horas (mesa redonda) e às 14h (workshop), no Papillon Hotel, e terá participação de Adriana Rodrigues (Produtora Executiva), Pedro Novaes (Presidente da GOFilmes) e Rafael Neumayr, (Presidente da Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB/MG).

 

O seminário Um dia com a Ancine é uma ação de transparência institucional da Agência Nacional do Cinema , com o intuito de apresentar ferramentas que podem ser utilizadas para o esclarecimento das dúvidas mais frequentes dos profissionais em seus primeiros contatos com as diversas áreas do ente público. A explanação será no dia 7 de outubro, a partir das 9 horas, no Papillon Hotel, e fica a cargo de Layo Barros, especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual. Entre os temas abordados estão o registro de agentes econômicos, a emissão de Certificado de Produto Brasileiro (CPB), e o trâmite para a realização de um projeto audiovisual, utilizando recursos de fomento e do Fundo Setorial do Audiovisual.

 

A narrativa textual, visual e sonora no processo de construção da obra fílmica será a temática abordada pela diretora de arte Vera Hamburger na palestra Do desenho à cena: outra experiência. A apresentação vai ser realizada no dia 8 de outubro, das 9 às 12 horas, no teatro do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), de forma integrada ao Laboratório Fronteiras Permeáveis – atividade também formativa oferecida pelo festival.

 

Confira a programação

Palestra: Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento - Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais
Por Guilherme Fiuza e Júlia Nogueira

Data: 05 de outubro
Horário: das 9h às 12h30
Local: Papillon Hotel – Av. República do Líbano, 1824 - St. Oeste

O principal objetivo é o estudo da formatação e dos fundamentos para elaboração de projetos audiovisuais, do Argumento ao Pitching (apresentação verbal de um projeto perante uma comissão), nos formatos Longa-metragem e Séries, nas categorias Ficção, Animação e Documentário, direcionados ao mercado de salas de cinema e de televisão.

 

Painel: Direito do Audiovisual

Por Adriana Rodrigues, Pedro Novaes e Rafael Neumayr (Presidente da Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB/MG)

Data: 6 de outubro
Horário: das 10h às 12h (mesa redonda) e das 14h às 17h30 (workshop)
Local: Papillon Hotel – Av. República do Líbano, 1824 - St. Oeste

 

Mesa-Redonda: Desafios Jurídicos para a Produção Audiovisual no Brasil

Com duração de duas horas, o evento tem a finalidade de repassar aos participantes um apanhado geral dos principais desafios jurídicos que o audiovisual precisa conhecer e enfrentar, da estruturação de empresas à execução de projetos de desenvolvimento e produção. A mesa terá como principal referência a cartilha "Empresas da Economia Criativa: As 60 Dúvidas Jurídicas Mais Frequentes", lançada pela Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB/MG no mês de junho de 2016, em Belo Horizonte, durante a MAX - Minas Audiovisual Expo. A  atividade é desenvolvida em parceria com a GoFilmes – Associação das Produtoras Independentes de Cinema e TV de Goiás

Direitos Autorais e Contratos no Audiovisual

Workshop sobre direitos autorais e contratos do audiovisual, com duração de quatro horas, com o objetivo de repassar aos participantes noções básicas sobre direitos autorais e propriedade intelectual, com especial ênfase aos cuidados que devem ser observados na estruturação dos contratos da área do audiovisual. Assim como o evento anterior, o workshop também é desenvolvido em parceria com a GoFilmes.

 

Seminário "Um dia com a ANCINE"

Por Layo Barros

Data: 7 de outubro
Horário: das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30
Local: Papillon Hotel – Av. República do Líbano, 1824 - St. Oeste

O evento é uma ação de transparência institucional da ANCINE, com o objetivo de apresentar ferramentas que podem ser utilizadas para o esclarecimento das dúvidas mais frequentes dos profissionais em seus primeiros contatos com as diversas áreas da agência. Entre os temas abordados, estão o registro de agentes econômicos e emissão de Certificado de Produto Brasileiro (CPB), e o trâmite para a realização de um projeto audiovisual utilizando-se de recursos de fomento e do Fundo Setorial do Audiovisual.

 

Palestra: Palestra “Do desenho à cena: outra experiência”
Por Vera Hamburger

Data: 08 de outubro
Horário: das 9h às 12h
Local: Teatro do Centro Cultural UFG – Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário

Integrada ao Laboratório Fronteiras Permanentes, a palestra vai abordar o papel e abrangência da direção de arte na construção da obra fílmica; a sintaxe do espaço e sua ação interativa; o trinômio corpo-espaço-tempo / movimento como base para o processo criativo: entre a narrativa textual e a corpórea/visual/sonora. Será, também, apresentado o filme Lab 2016.1SP, trabalho em curta metragem produzido a partir da última edição do Laboratório Fronteiras Permeáveis, por sistema de residência artística, através do apoio do ProAC-Artes Integradas 2015. Após a sessão, haverá debate sobre o desenho do espaço de cena o método de trabalho e o filme produzido.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]