site logo
 

PUBLICIDADE

img

16ª Goiânia Mostra Curtas levanta a temática do cinema negro0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 09/09/2016 12:29

 

Nos dias 4, 8 e 9 de outubro, o público poderá conferir a Curta Mostra Especial – Cinema Negro Brasil Contemporâneo, que faz parte da programação da 16ª Goiânia Mostra Curtas. O objetivo da programação é apresentar um panorama sobre a produção de curta-metragens feita por realizadores negros no século 21. Serão exibidos filmes que ilustram como as mudanças sociais que vem acontecendo nos últimos anos têm propiciado o surgimento de uma nova geração de cineastas.

 

A Curta Mostra Especial é temática e não-competitiva – diferente das demais que compõem o festival. Por ser única, carrega o objetivo de criar um espaço de debate e reflexão acerca do tema, escolhido anualmente pela diretora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. Segundo ela, o espaço “propõe um encontro entre expoentes do início do cinema negro no País e representantes da nova geração, que está cada vez mais forte. O protagonismo do negro transcende o cinema e precisa ser celebrado diariamente, em todas as esferas”.

 

Grandes nomes representativos da temática serão homenageados na Curta Mostra Especial: Zózimo Bulbul (in memoriam), considerado um dos maiores expoentes da cinematografia afro-brasileira dos anos 60 e 70, Adelia Sampaio, primeira realizadora negra brasileira em longa-metragem, famosa por seus trabalhos nos anos 80, e as atrizes Ruth de Souza e Chica Xavier, intituladas Damas Negras.

 

A curadoria da mostra é assinada pela produtora e cineasta Flávia Cândida, com produção do, também cineasta, Clementino Júnior, que soma experiências de docência audiovisual e diretor do Cineclube Atlântico Negro, no Rio de Janeiro.

 

Na agenda, além da exibição de filmes, haverá debate com participação de Clementino Júnior; da ex-secretária municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Ana Rita de Castro; da idealizadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (Ficine), Janaína Oliveira; do cineasta premiado internacionalmente Jefferson Dê; e da cineasta, diretora e fundadora da Afroflix, de apenas 24 anos, Yasmin Thayná. 

 

Convidado para participar do debate e produtor da Curta Mostra Especial, o cineasta Clementino Júnior contou que a temática escolhida neste ano pela 16ª Goiânia Mostra Curtas foi uma grata surpresa.  “A produção de cinema no Brasil é diversa e nós, negros, fazemos parte dessa construção. Cada vez mais, vemos de forma nítida uma presença maior negra, no papel de roteiristas, diretores e atores. Contudo, infelizmente, em muitos outros festivais, programas e materiais audiovisuais adquiridos por veículos não vemos essa representação negra. Por isso, é preciso questionar, entender e dizer ‘sim, estamos aqui’”.

 

 

Além da Mostra Especial, a 16ª Goiânia Mostra Curtas apresenta outras quatro mostras: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e 15ª Mostrinha – dedicada ao público infantil. A programação do evento vai além da exibição de filmes, com oferecimento de palestras, seminário, laboratório, painel, oficinas, encontros e lançamentos literários. Toda a agenda é gratuita. Neste ano, o festival conta com patrocínio da Oi e Rodonaves Transportes; incentivo da Lei Goyazes, Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Seduce Goiás, Governo de Goiás e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia; e apoio da Oi Futuro, Unimed Goiânia e Sebrae Goiás.

Serviço:

16ª Goiânia Mostra Curtas
Data: De 4 a 9 de outubro – Curta Mostra Especial: dias 4, 8 e 9.
Local: Teatro Goiânia
Entrada franca

Veja lista de filmes completa 

 

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]