site logo
 

PUBLICIDADE

img

Enchefs Goiás 2018 será na Cambury0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 14/09/2018 08:16

 

O Enchefs Goiás será realizado de quarta (19) a sexta-feira (21), na Faculdade Cambury, das 14h às 20h. Para participar, basta se inscrever pelo site www.enchefsgo.com.br. É pedida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será repassado às  ações sociais da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Na programação, renomados chefs, Feira Gourmet, Vila de Negócios, Fórum Gastronômico, finais do prêmio Enchefs e sorteio de brindes.

 

“Nós estamos muito contentes, pois conseguimos formatar esse evento de grande porte e diferenciado e o melhor: ele é democrático. O Enchefs Goiás é para profissionais, estudantes e para aqueles que sonham entrar para a área. Isso é muito interessante! Por isso, já estamos ansiosos e a expectativa é a melhor possível”, afirma à coordenadora e chef Juliana Barroso. Nos três dias de evento, a Faculdade Cambury irá receber workshops, palestras, oficinas gastronômicas e seminários. A novidade deste ano será o Fórum Gastronômico Goiás, que irá discutir os desafios do mercado de alimentos e bebidas no Brasil, que será realizado na quinta-feira (20), às 17h30.

 

“Com o Enchefs, todos poderão estar ao lado de grandes chefs e, claro, aprender aqueles segredinhos especiais das receitas” explica Juliana. Ao todo, serão 38 chefs convidados de todo o Brasil, com destaque para nomes como Guga Rocha, Mônica Rangel, Danillo Amaral, Dudu Mesquita, Grazielle Consentini, e os goianos Geórgio Rocha e Júnior Marinho. Montagem de pratos, técnicas de defumação para churrasco, sorteio de brindes, degustação de cachaças artesanais estão entre as atrações. Uma Feira Gourmet, Vila de Negócios, além de atrações culturais e espaço de convivência também devem movimentar toda a cidade.

 

Durante os três dias de evento serão realizados as finais das categorias do concurso Enchefs Goiás. São sete categorias: profissional, estudante, amador, infantil, confeiteiro, padeiro chef e mixologista. O concurso tem como objetivo resgatar e valorizar a cultura da culinária local, o que torna possível ao candidato mostrar novas técnicas, novos ingredientes e  a execução de pratos inovadores. Os prêmios para as vencedores vão desde uma bolsa de estudos integral do curso de Gastronomia da Faculdade Cambury, uma bolsa de estudos curso de Confeitaria do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), equipamentos profissionais e viagens. Todas as categorias seguem o mesmo conceito de cozinha sustentável e regional, com o incentivo a utilizar ingredientes locais, de forma integral.

 

No dia 19, haverá as finais para estudantes, que terá como prêmios um super kit de facas e o curso profissional de confeitaria do IGA. No primeiro dia, também será conhecido o padeiro chef, categoria que é umas das novidades desta edição e será realizada em duas etapas: pela manhã os finalistas irão realizar o processo de fermentação e voltam à noite, para finalização. A premiação será um equipamento profissional.

 

Já no dia 20, será a vez da categoria principal, chef profissional. O vencedor concorrerá para ser o representante de Goiás no prêmio nacional dólmã, que será realizado em Goiás em Dezembro, durante o Enchefs Brasil. Além de ser eleito o embaixador da gastronomia goiana, ganhará um fim de semana em Caldas Novas, com acompanhante, e um forno com a moderna tecnologia de convecção.

 

No último dia, haverá a semi-final da categoria amador, com premiação de bolsa para Gastronomia na Faculdade Cambury e escolha do represente da região pra o EnchefsBrasil.  A final mais doce, da confeitaria artística, premiará com super batedeira Oster. Para finalizar, haverá a categoria mixologista, em que os profissionais irão criar drinks com cachaças regionais. O melhor levará o prêmio de R$ 1000,00, em parceria com a Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique (AGOPCAL).

 

Fórum Gastronômico Goiás- Durante a programação do Enchefs Goiás será realizado o Fórum Gastronômico Goiás, que irá discutir os desafios do mercado de alimentos e bebidas no Brasil, no dia 20 de setembro, às 17h30, na Faculdade Cambury. O objetivo será debater aspectos positivos e negativos do mercado e como, através da união de áreas correlatas, tornar a gastronomia uma força no Estado de Goiás.

 

Participarão do Fórum chefs renomados, como Mônica Rangel, Guga Rocha, Dudu Mesquita, além grandes talentos locais, como Marcia Pinchemel, Beth Alves, Henrique Pontes, Sonea Stival e ainda representantes da Goiás Turismo, SESC, SENAR e Abrasel. O evento também contará com a participação do artista plástico Homero.

 

O Fórum Goiás integra o Fórum Brasileiro de Gastronomia, que vem sendo realizado desde o início do ano em diversos estados brasileiros. As conclusões e ideias levantadas em Goiás farão parte de um documento nacional de integração e desenvolvimento. “Um momento único e importante pra Goiás, em que não existem panelas, nem partidos e sim a bandeira do estado de Goiás. A gastronomia deixou de ser apenas comida, hoje ela é uma experiência em que as pessoas buscam, ao mesmo tempo, comer bem, uma boa música, um lugar agradável e seguro”, resume Juliana Barroso.

 

“Queremos mostrar  que Goiás também é gastronomia. Nossa cultura é extremamente ligada a cozinha e tradições. Temos profissionais únicos que nem são conhecidos, além de um grupo de fornecedores que pode abastecer nosso setor de forma regional e sustentável. O segredo é que a valorização deve ser feita não só dentro da cozinha, mas com toda a cadeia produtiva envolvida e áreas correlata para,  assim, conseguirmos avançar”, conclui a chef Juliana Barosso. 

 

Serviço:
Data: 19, 20 e 21/09

Horário: a partir das 14h
Local: Faculdade Cambury 
Mais informaçõesenchefsgo.com.br e (62) 3236-3063

Data: 19, 20 e 21/09
Horário: a partir das 14h
Local: Faculdade Cambury 
Mais informações: enchefsgo.com.br e (62) 3236-3063

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]