site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Filarmônica de Goiás lança temporada 20180 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 18/03/2018 07:05

 

Na próxima quinta-feira (22), às 20h30, será realizado o primeiro concerto da temporada 2018 da Orquestra Filarmônica de Goiás, no Centro de Convenções da PUC.  A apresentação será comandada pelo Regente Titular e Diretor Artístico da Filarmônica, Neil Thomson, com participação da pianista Sonia Rubinsky. No repertório estarão as obras “Three occasions for orchestra” de Carter, “Concerto para piano nº1 em ré menor” de Brahms e “Sinfonia fantástica”, de Berlioz. A entrada será gratuita.

 

Em 2018, a Orquestra Filarmônica de Goiás convidará os goianos a desbravarem o vasto universo sinfônico e descobrir artistas que foram renegados pela história devido às circunstâncias sociais, que não receberam a reputação duradoura que mereciam. Este será o principal objetivo da orquestra neste ano: encantar o público com o que é novo.

 

Serão apresentados ao longo do ano trabalhos de mulheres como Fanny Mendelssohn e Lili Boulanger; obras dos compositores negros Samuel Coleridge-Taylor (que é o compositor britânico mais tocado no mundo, mas amplamente esquecido) e Chevalier Saint-Georges (conhecido como 'Black Mozart');  a música de modernistas pioneiros que mudaram a paisagem auditiva do século XX: Elliott Carter, John Cage, Helmut Lachenmann e Wolfgang Rihm, dentre outros. A Filarmônica também apresenta duas estreias mundiais de João Guilherme Ripper e Vlad Maistorovici.

 

O Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra, Neil Thomson, afirma que a fusão de estilos é uma das principais características da temporada. Para ele, essa mistura obteve êxito nas apresentações do ano passado. “Meu objetivo é que os músicos e o público experimentem todos os estilos musicais, do barroco até o contemporâneo, da música que é familiar para aquela completamente desconhecida. Estou muito feliz em verificar o sucesso dessa fusão.”

 

O maestro destaca que esse sucesso ocorreu por duas razões. Em primeiro lugar, por causa dos músicos da Orquestra, que estão preparados para executar qualquer repertório, independentemente do estilo ou dificuldade, com total abertura e profissionalismo e, em segundo lugar, por causa do público goiano, que tem grande interesse pelo que é novo e interessante.

 

Para executar esse repertório diverso, os maiores solistas e regentes da atualidade se juntarão à Filarmônica. Nomes como Nelson Freire, Antonio Meneses, Isaac Karabtchevsky, Jean Louis Steuerman, Cristian Budu, Duo Assad, Luíz Filíp, Vlad Maistorovici, Denise de Freitas e outros participarão da temporada.

 

Como todos os anos, a Filarmônica também trará um artista representante da Música Popular Brasileira. A atração surpresa será anunciada em breve.

 

Além da temporada principal de concertos, a Orquestra trará, ainda, a série “Música Impopular” que propõe um repertório diferenciado e um formato de apresentação inovador; a série “ Concertos de Câmara” que valoriza os grupos de naipe da orquestra;  “ Concertos no Parque” que trazem apresentações ao ar-livre e os “Concertos Didáticos” que primam pela educação musical dos estudantes do Estado.

 

Neste ano, a Filarmônica fortalece a série “Trilha da Filarmônica” se apresentando em diversas cidades goianas e também em outros Estados. A participação no Festival de Inverno de Campos do Jordão já está confirmada, assim como apresentações em Brasília.

 

Em 2018, o maestro Neil Thomson completará cinco anos a frente da Filarmônica de Goiás. 

 

A temporada de concertos é uma iniciativa do Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer, que é vinculado à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e ao Governo de Goiás. A gestão administrativa é responsabilidade da Superintendência de Atividades Culturais e o planejamento artístico, do Regente Titular e Diretor Artístico Neil Thomson. 

 

Serviço:
Data: 22/03

Horário: 20h30
Local: Centro de Convenções da PUC ( Campus II – Avenida Engles, 507, Jardim Marilisa)
Entrada franca

Na quinta-feira (22), às 20h30, será realizado o primeiro concerto da temporada 2018 da Orquestra Filarmônica de Goiás, no Centro de Convenções da PUC.  A apresentação será comandada pelo Regente Titular e Diretor Artístico da Filarmônica, Neil Thomson, com participação da pianista Sonia Rubinsky. No repertório estarão as obras “Three occasions for orchestra” de Carter, “Concerto para piano nº1 em ré menor” de Brahms e “Sinfonia fantástica”, de Berlioz. A entrada será gratuita.

Serviço:
Data: 22/03

Horário: 20h30
Local: Centro de Convenções da PUC ( Campus II – Avenida Engles, 507, Jardim Marilisa)
Entrada franca

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]