site logo
 

PUBLICIDADE

img

Paulo Vespúcio participa de documentário em Goiás0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 20/04/2018 06:45

Paulo Vespúcio
 

Guilherme Leporace/ O Globo


O ator Paulo Vespúcio se prepara para gravar cenas do documentário “De arraial a Patrimônio Mundial”, na cidade de Goiás. Ao longo desta semana o ator, que atualmente também participa das gravações da próxima nova novela das 9 da Globo, “Segundo Sol”, dará vida a trechos do livro “Goyaz: De Arraial a Patrimônio Mundial”, de autoria de Elder Camargo de Passos. Ele irá interpretar o artista Veiga Vale. 

 

O livro tem o lançamento previsto para agosto, com cerca de 500 páginas de material coletado durante 30 anos de pesquisa do autor. A obra traz, com riqueza, desde a chegada dos bandeirantes, abordando a história política, movimentos religiosos, educação, construções e arquitetura, festas tradicionais, além de muitos outros dados sobre manifestações culturais como lendas, apelidos, tipos de ruas, fotos históricas e muito mais. 

 

A escolha de Veiga Vale, entre tantos outros personagens históricos vilaboenses, parte da identificação do próprio Elder com o artista, do qual se tornou uma das maiores referências ao lançar em 1997 um livro sobre o mestre santeiro. O filme de curta-metragem contará, ainda, com entrevistas de Elder Camargo de Passos e de outras personalidades locais – como Antolinda Baia Borges.

 

De Arraial a Patrimônio Mundial é um projeto de artes integradas, produzido por Bruna Vinsky e Sankirtana Dharma, em parceria com a produtora Rosa dos Ventos Filmes, com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, SEDUCE. A realização inclui o lançamento do livro Goyaz - De Arraial a Patrimônio Mundial, de autoria de Elder Camargo de Passos, e um documentário dirigido por Carlos Cipriano e Carminha Lombardi.

 

O Livro- Com escrita objetiva e clara, a obra terá uma tiragem de 2000 exemplares e servirá a professores, estudantes, historiadores, pesquisadores, e interessados em conhecer as raízes goianas e vilaboenses. A versão impressa do livro será distribuída gratuitamente para bibliotecas municipais e de escolas e universidades do estado, mas também poderá ser adquirida através de contato pelo site (www.elderpassos.com.br) e nos eventos de lançamento. Além disso, haverá uma versão digital em texto e áudio-book, disponibilizadas gratuitamente no site.

 

O documentário- A proposta de filme “De arraial a Patrimônio Mundial” nasce da oportunidade de cineastas da cidade de Goiás em documentar um dos maiores memorialistas do estado. O filme não substitui o livro, ele integra as linguagens literária e audiovisual em complemento. 

 

A produção também irá contar com cenas reais do lançamento do livro, além de mostrar o trabalho cotidiano de Elder, dentro e fora do seu escritório: locais históricos da cidade de Goiás, como o Museu de Arte Sacra, Palácio do Conde dos Arcos, Chafariz de Cauda e Museu de Cora Coralina. 

 

O livro tem lançamento previsto para agosto no Museu de Cora Coralina na Cidade de Goiás. Em Goiânia, será lançado junto com o documentário no CINE UFG e no Cine Cultura, também em agosto. Em setembro, o filme também será lançado no Cine Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás. Todos os eventos contarão com um debate entre Elder Camargo de Passos e outros possíveis convidados, além dos diretores e produtores do documentário.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]