site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Patrícia Tobo fala sobre neurociência na perfumaria0 comentário

Entrevista

Publicado em 01/08/2021 16:23

 

Que tal ter uma fragrância para usar quando estiver “on”, repleto de energia e disposição, e outra para quando estiver “off”, mais traquilo? Com base nessa ideia, a Natura lançou a linha “Humor Mood”, composta por seis produtos. Enquanto Humor On-line traz aquele agito para o dia, desperta a empolgação e provoca um turbilhão de emoções positivas, Humor Off-line ajuda a desconectar e acalmar a mente.

 

Os produtos foram desenvolvidos com base em conceitos da Neurociência, a partir de teste realizado pelo laboratório Forebrain Neurotecnologia, em parceria com a área de Ciências do Bem-Estar, da Natura, que ajudou a identificar como os jovens lidam com as pressões do dia a dia e buscam o equilíbrio com momentos de descontração e introspecção.

 

Para desenvolver “Humor On”, o estudo contou com dois grupos, um de mulheres e um de homens, com 100 e 102 participantes válidos, respectivamente, no Teste Implícito de Priming (TIP). As amostras finais foram distribuídas da seguinte forma: 

 

Grupo 1: Mulheres, de 18 a 29 anos, residentes da cidade de São Paulo, sendo 9% Classe A, 47% Classe B, 44% Classe C.

 

Grupo 2: Homens, de 18 a 29 anos, residentes da cidade de São Paulo, sendo 13% Classe A, 46% Classe B, 41% Classe C. 

 

Foram dois meses de pesquisa, utilizando a metodologia do Teste Implícito de Priming (TIP), que permite uma análise sensível e livre de vieses da percepção do consumidor, por ser baseado em um tempo de resposta de centésimos de segundos - abaixo do limiar de consciência. Desse modo, é possível identificar quais atributos estão ou não associados ao estímulo testado.  Para a realização do teste foi utilizado o paradigma do “SIM ou NÃO”.

 

Já para desenvolver “Humor OFF”, o projeto também envolveu dois grupos, um de mulheres e um de homens. A análise final contou com 99 participantes válidos em cada grupo para o Teste Implícito de Priming (TIP). As amostras finais foram distribuídas da seguinte forma:

 

Grupo 1: mulheres, 18 à 29 anos, residentes da cidade de São Paulo, sendo 13% Classe A, 39% Classe B, 48% Classe C.    

 

Grupo 2: Homens, de 18 a 29 anos, residentes da cidade de São Paulo, sendo 12% Classe A, 43% Classe B, 45% Classe C. 

 

A pesquisa também deve a duração de dois meses e utilizou a metodologia do Teste Implícito de Priming (TIP).

 

Conversamos sobre esse interessante assunto com Patrícia Tobo, Gerente de Ciências do Bem-Estar da Natura. Confira!

 

Humor Mood é a primeira experiência da Natura com base em conceitos da Neurociência?

 

Patrícia Tobo - Não. Em comemoração ao Dia dos Namorados, em maio de 2020, a Casa de Perfumaria do Brasil já apostava na neurociência para lançar as fragrâncias Beijo de Humor. Os produtos, que possuem um envolvente caminho olfativo, composto por notas de ameixa e um toque cremoso do cacau, ingrediente da biodiversidade amazônica, despertam a atração e propõem um convite para viver momentos com mais amor e humor.

 

Ainda, o efeito pode ser potencializado pelo Elixir Humor + Beijo. O produto, quando utilizado em conjunto com as versões masculina e feminina, potencializa sensações como vontade de beijar e “ficar junto”, claim comprovado através de uma pesquisa conduzida em parceria com o time de Ciências do Bem-estar da Natura e a Unidade de Neurociência da Symrise.

 

Como criar a fragrância ideal para os momentos on e off-line dos consumidores? Seria possível falar mais sobre o Teste de Associação Implícita?

 

Humor é uma marca jovem que propõe inovações que sejam relevantes e se conectem a este público. Para isso, temos trazido cada vez mais os próprios jovens para o processo criativo. Perguntamos a eles como eles lidam com as pressões do dia e eles responderam que estão em constante busca por equilíbrio. Tem momentos em que querem extravasar, colocar os sentimentos para fora, trocar energia e experiências com amigos e família. É quando sentem que podem ser quem são e esquecem das pressões diárias. Já em outros momentos, tudo o que querem é curtir a própria companhia, dando um tempo do excesso de informações. Querem relaxar e desconectar os pensamentos. Pensando nisso, criamos a linha Humor On-line / Humor Off-line. Com uma linguagem jovem e bem-humorada, oferecemos produtos com texturas, cheiros e energias diferentes, para que cada um escolha o que usar de acordo com seu Humor, seu momento.

 

Para as Fragrâncias Humor On-line e Humor Off-line, trabalhamos com a Neurociência Comportamental e Cognitiva que são capazes de medir as emoções e sentimentos que estas fragrâncias são capazes de provocar de forma inconsciente, isto é, sem usar o pensamento. Utilizamos uma metodologia neurocientífica chamada de Teste de Associação Implícita que mede a capacidade das fragrâncias de despertar no cérebro o nosso poder de associação à atributos como empolgação, turbilhão de emoções positivas, ficar zen, ficar relax, despertar os sentidos, acalmar a mente.

 

Como as fragrâncias podem contribuir com o despertar de sentimentos e com a sensação de bem-estar pelos consumidores?

 

O desenvolvimento de fragrâncias, de modo geral, busca pela produção de uma fragrância agradável, prazerosa e com alta performance, atributos estes comprovados por avaliações olfativas, ou seja, são percepções realizadas de maneira consciente (racional), mas são genuínas. Neste caso, nós somamos a esse processo, que já é muito rico, a comprovação da Neurociência para termos certeza que as Fragrâncias desenvolvidas despertam verdadeiramente as emoções que queremos causar, sem a influência do nosso lado racional.

 

Desta forma, podemos comprovar que nossos produtos cumprem o papel de estimular nossos consumidores a se sentirem mais empolgados, animados e felizes (Humor On-line) e relaxados, tranquilos e calmos (Humor Off-line), ou seja, além da experiência olfativa, são Fragrâncias que promovem bem-estar.

 



PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]