site logo
 

PUBLICIDADE

img

15ª Goiânia Mostra Curtas recebe mais 900 inscrições de filmes0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 04/08/2015 08:02

 

A 15ª edição da Goiânia Mostra Curtas recebeu 905 inscrições de curtas-metragens produzidos em 24 estados e no Distrito Federal. O resultado do processo seletivo será divulgado pelo O Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente no dia 1º de setembro, data marcada para o lançamento oficial da nova edição da mostra. Este ano o evento será realizado no Teatro Goiânia de 6 a 11 de outubro.

 

“O grande número de filmes inscritos comprova a vigorosa produção que vem de norte a sul do Brasil e que já está no circuito nacional e internacional de festivais”, ressalta a diretora geral da 15ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. Segundo ela, o crescente número de inscrições se justifica pelo fortalecimento na produção, da profissionalização e do debate permanente, que possibilita reflexão e avanço.

 

Para Abdalla, “a democratização da tecnologia digital, leis de incentivo e editais também colaboram para este florescimento”. Sintomática é a participação ampliada de estados como Piauí, Maranhão, Sergipe que, entre outros, não apresentavam expressividade em mostras anteriores. “Percebemos que o aumento de fomento que vai de encontro com a profissionalização, tem reflexo na quantidade e qualidade das produções”, confirma.

 

De acordo com a direção geral da Goiânia Mostra Curtas, o estado que tem maior número de filmes inscritos, em 2015, é São Paulo, com 243 produções. Em segundo lugar no ranking está o Rio de Janeiro (145) seguido de Goiás (83), Minas Gerais (56) e Rio Grande do Sul (48). Somente Tocantins e Acre não têm representação no processo seletivo deste ano.

 

O cinema de ficção tem 482 filmes inscritos e os documentários são 226. A Goiânia Mostra Curtas, que acolhe todos os gêneros em sua programação, também contabiliza a inscrição de 104 obras experimentais e 93 curtas de animação. Os classificados serão programados em cinco mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás, 14ª Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros.

 

Premiação- Locação de equipamento, edição de som, gravação de dublagem, cursos estão entre produtos e serviços oferecidos por empresas parceiras da Goiânia Mostra Curtas para os curtas-metragens vencedores do festival. Destaque também para o prêmio Aquisição SESC TV. “Todos os anos, a premiação tem como objetivo incentivar a realização de novos curtas-metragens”, ressalta a diretora geral da 15ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]