site logo
 

3º Icumam Lab inicia atividades de imersão no domingo 0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 08/04/2016 07:49

Solina
 

Quatro projetos audiovisuais de Goiás, dois do Mato Grosso e três do Distrito Federal participam do 3º Icumam Lab, entre 10 e 17 de abril, na Pousada Monjolo, em Nerópolis. Consultores, curadores, produtores culturais e gestores audiovisuais experientes e atuantes em todo o Brasil foram convidados para tutoriar o trabalho de imersão que visa a qualificação de longas-metragens e séries televisivas (documentais e ficcionais) em desenvolvimento na região Centro-Oeste. Realizado pelo Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente, o 3º Icumam Lab é totalmente gratuito e tem o patrocínio do Fundo Estadual de Arte e Cultura do Governo de Goiás, com o apoio do Sebrae-GO e da Pousada Monjolo e colaboração do BrLab.

 

 

 

O terceiro edital do Icumam Lab recebeu, entre 11 de janeiro e 17 de fevereiro de 2016, um total de 27 projetos inscritos. O Estado de Goiás apresentou 12 propostas, outras sete vieram do Distrito Federal e oito, do Mato Grosso. “Um crescimento expressivo de inscrições em comparação com as edições anteriores”, avalia a presidente do Icumam, Maria Abdalla.

 

Segundo ela, entre os inscritos havia cinco séries televisivas e 22 longas-metragens, sendo a ficção foi o gênero predominante, seguido de 11 projetos de documentário e dois de animação. A comissão de seleção foi formada por Fernanda de Capua,  Flavia Cândida e Rafael Sampaio.

 

 

Abdalla conta que, além dos nove projetos selecionados, no intuito de atender à demanda da comunidade do audiovisual, o Icumam também promove três palestras gratuitas, nos dias 15 e 16 de abril, como parte da programação do Icumam Lab. Para isso, juntam-se ao grupo a produtora e diretora executiva, Mariana Brasil, a diretora e roteirista, Juliana Rojas, e o curador e consultor audiovisual, Ivan Melo. 

 

Na palestra “O processo criativo: da ideia ao lançamento”, no dia 15 de abril, às 15h30, Juliana Rojas prepara uma conversa sobre o ofício da realização cinematográfica desde a concepção até a comercialização de uma obra. A atividade inclui apresentação de desafios criativos particulares a cada estágio de produção e as diferenças de estratégia para cada tipo de projeto. Para isso, Rojas vai lançar mão de sua própria trajetória como cineasta que, atualmente, está lançando seu segundo filme de longa-metragem enquanto finaliza o terceiro.

 

“O papel dos festivais no mercado de cinema” é o tema da segunda palestra, marcada para 16 de abril, às 14 horas, na condução de Ivan Melo. O curador e consultor vai compartilhar seu conhecimento sobre a atividade localizada na ponta final da cadeia produtiva audiovisual, responsável por lançar e divulgar filmes finalizados. “Além disso, muitos festivais se estabeleceram no mercado internacional também com espaços de atuação em outras etapas desta cadeia: desenvolvimento, mercados de coprodução, financiamento e distribuição”, completa ele. A palestra apresentará um panorama dos principais festivais e como eles podem contribuir para a carreira de um filme em diferentes estágios.

 

A produtora e diretora executiva, Mariana Brasil, finaliza o programa ainda no dia 16 de abril, a partir das 16h, com a palestra “Formatação e apresentação de projetos audiovisuais para TV”. A palestra abordará as principais questões envolvidas no relacionamento entre os produtores independentes e os canais de TV, elencando as estratégias necessárias para uma maior aproximação com os variados canais e as ferramentas para a formatação de um projeto mais completo e adequado.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]