site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Veterinária compartilha dicas com quem adotou ou comprou pets0 comentário

Mundo Pet

Tamanho da fonte A A

Publicado em 20/01/2021 00:19

 

A médica veterinária Thaís Matos, que atua na área de Confiança e Segurança da empresa de serviços para pets DogHero, explica que entender quais são os melhores cuidados a serem tomados com o pet recentemente adotado ou comprado é fundamental. Como o bem-estar do pet no lar envolve vários pontos, a profissional separou algumas dicas e orientações, que irão facilitar a vida dos novos pais e mães de pets. Confira:

 

O que comprar para o pet que vai chegar? 

Para cães, os itens indispensáveis para todas as idades são coleiras, guia e identificação. O comedouro do pet deve ter dois recipientes, um de comida e outro para água. Os brinquedos têm muitas funcionalidades, como distrair, fortalecer os laços, desenvolver e evitar a ansiedade quando estiverem sozinhos. O refúgio de descanso e conforto dos pets são suas casinhas e caminhas. Para gatos, tocas e caixas. Cobertores e mantinhas confortam e ainda podem ajudar no dia a dia, pois protegem o sofá, cama ou poltrona dos pelos.

 

Como dar o banho? 

A escolha correta do xampu e condicionador é essencial, pois dependendo do tipo do pelo e da pele do animalzinho, se requer cuidados mais específicos. A consulta ao veterinário é aconselhável. Proteja a orelha do cãozinho com um pedaço de algodão hidrófobo (encontrado em lojas especializadas para pets ou materiais médicos) durante o banho. Após, utilize um algodão comum para higienizar os ouvidos e se certifique de secar a região, que é bem sensível. Ao invés de molhar o rosto do seu cão, passe uma toalha molhada em todo o rosto dele, e em seguida outra com um pouco de xampu e finalize com uma toalha molhada apenas com água. Se o animal tiver dobras, estas necessitam de cuidado especial. Atenção para a temperatura da água: o ideal é sempre mantê-la morna, mesmo nos dias de verão. Outro cuidado é com o uso do secador após o banho, para não queimar o pet. Bastante atenção à temperatura do ar soprado, que deve ser sempre morna. Nas patas e regiões com pouco pelo (barriga e genitais), use o ar frio. A cabeça requer um cuidado extra, pois o vento do secador pode ressecar e causar lesões nos olhos (principalmente nos pets com olhos grandes).

 

Vacinação

Método de imunização seguro, é a melhor maneira de manter o pet protegido. Siga as recomendações do veterinário para evitar que o animal fique doente logo ao chegar à residência. É importante saber, por exemplo, que o sistema imunológico dos filhotes de cachorro é mais fraco que o de um cão adulto. Portanto, aqueles só podem sair à rua depois dos 3 meses de idade, após tomarem as vacinas e vermífugos. A vacina múltipla (aplicada a partir de 60 dias de vida) tem a função de prevenir doenças que são comuns aos gatos. Está disponível, em algumas regiões, o serviço de veterinário à domicílio, com o objetivo de oferecer uma alternativa para facilitar a vida dos novos pais e mães de pets, que deixarão de gastar tempo com deslocamento até a clínica veterinária para a realização de procedimentos, exames, vacinação e consultas mais simples, além de promover bem-estar para os animais, considerando que muitos ficam estressados na ida ao veterinário, principalmente, os gatos.

 

O que meu pet deve comer? 

Outro item importante que poderá contar com a ajuda do veterinário é  a escolha do tipo de alimentação, seja o pet filhote ou adulto. Antes de levá-lo para casa, certifique-se com o profissional a indicação da marca da ração, tipo e da quantidade que ele deve comer. Peça orientação sobre petiscos para esse primeiro momento de adaptação. É necessário ter cuidado com o snack escolhido, pois os pets também possuem necessidades individuais.

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]