site logo
 

Pulgas e carrapatos afetam cães no inverno?0 comentário

Mundo Pet

Tamanho da fonte A A

Publicado em 14/07/2021 23:11

 

Apesar da época de maior reprodução de pulgas e carrapatos ser o verão, a prevenção durante o inverno é essencial para manter o pet e o ambiente livres desses parasitas indesejados. Um descuido nessa época do ano pode ser responsável por reinfestações severas ou até mesmo abrir portas para a contaminação dos pets com uma série de doenças graves.

 

Além do incômodo e da coceira que as picadas de pulgas e carrapatos promovem, ambos podem transmitir doenças muito relevantes para os pets. “As pulgas estão relacionadas aos casos comuns de dermatite alérgica e podem ser responsáveis pela infestação de vermes como o Dypilidium caninum. Já os carrapatos, além da irritação intensa de pele promovida por suas picadas, são os vetores responsáveis por doenças sérias, como a Babesiose e Erliquiose”, afirma a médica-veterinária e gerente de produtos da Unidade de Pets da Ceva Saúde Animal, Fernanda Ambrosino.

 

Além de estarem presentes na pele e pelos dos animais, esses parasitas utilizam o ambiente como parte importante do seu ciclo de vida. Eles usufruem de frestas e fendas em paredes, rodapés, rejuntes, tapetes, caminhas, sofás e grama para se reproduzirem e crescer. Por isso, o controle destes parasitas deve ser feito de forma sistemática e constante.

 

“A melhor maneira de combater esses parasitas é investir no chamado controle integrado, que engloba uma série de medidas para o tratamento simultâneo do animal e do ambiente. Dessa forma será possível eliminar as pulgas e carrapatos em todas as suas fases da vida destes parasitos”, detalha Fernanda.

 

Mesmo no inverno, é importante manter o uso de produtos ectoparasiticidas de forma mensal, ou de acordo com indicação em bula, pois esses fármacos ajudam a prevenir e eliminar pulgas e carrapatos que estejam em contato com a pele e os pelos dos pets.

 

É importante também combater as infestações no ambiente com produtos específicos de controle antiparasitário. Neste caso, produtos à base de piretrinas e piretróides tem ação letal imediata nas pulgas e carrapatos adultos, ao mesmo tempo em que inibem o desenvolvimento das formas imaturas presentes no ambiente.

 

“Sempre que possível, e principalmente após passeios em parques, praças ou calçadas bem arborizadas, faça uma “vistoria” no cãozinho, focando nas orelhas, região de axila e entre os dedos para evitar que qualquer pulga ou carrapato intruso infeste seu pet ou o ambiente que ele vive”, explica Fernanda.

 

Para manter os animais protegidos contra a ação dos ectoparasitas a prevenção é indispensável.  “Prevenir é sempre a melhor opção. Por isso, reforço que os tutores devem manter os pets protegidos e existem diversos produtos no mercado para auxiliar nessa missão”, finaliza Fernanda.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]