Vantagens e desvantagens dos vestibulares seriados | 0 comentário |
Colunas > Repórter Teen
15 anos, aluna do 2º ano do ensino médio
Publicado em 13/07/2008 19:06
Vestibulares seriados são processos avaliativos feitos com jovens que estejam cursando o ensino médio, caracterizando-se como uma forma alternativa de entrar no ensino superior sem passar pelo terror do vestibular decisivo. Hoje temos em média sete universidades, entre públicas e particulares, que já contam com essa forma diferente de valorizar o ensino anual de cada candidato.
O vestibular é realizado da seguinte forma: ao término de cada ano do segundo grau, o aluno deve-se inscrever naquela universidade desejada e aguardar todas as informações necessárias (edital) para a realização de uma boa prova. É uma vantagem para esses alunos, uma vez que nessas avaliações é cobrada somente a matéria aprendida naquele determinado ano. É mais fácil na hora de estudar e permite uma melhor avaliação pela universidade.
Nessa modalidade de vestibular, assim como nas outras, a principal desvantagem é a questão das cotas. Praticamente todas as universidades têm no mínimo três cotas (para negros, deficientes em geral e estudantes de escolas públicas). Isso acaba gerando um descontentamento nos candidatos que não se enquadram em nenhuma destas categorias, restando para eles uma pequena porcentagem de vagas, ou seja, chances de entrar no curso escolhido ficam menores.
Se você está cursando o primeiro ano do ensino médio, já é tempo de pesquisar sobre esse assunto. As universidades que costumam ser apontadas como as que possuem esse processo avaliativo são: Universidade Nacional de Brasília (PAS), Universidade Federal de Uberlândia (PAIES) e Universidade Federal de Juiz de Fora (PISM). Procure avaliar o modo como as provas são realizadas e a maneira como são cobradas as matérias. Valorize aquelas que estão localizadas perto de sua cidade ou estado.