site logo
 

Alunos do Sesi Campinas vencem mundial de robótica no Marrocos0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 22/05/2023 12:44

 

Alunos do Sesi Campinas, de Goiânia, conquistam o 1º lugar geral do FIRST LEGO League Open International, na cidade de Marrakech, no Marrocos, neste domingo (dia 21). O grupo ficou com o primeiro lugar do Champions Awards (principal prêmio) e o terceiro do Desempenho do Robô. A equipe Robotic Engineers, formada por oito alunos, é a única representante brasileira na competição, que reúne, desde a última quinta-feira, 66 times de mais de 50 países. O grupo desembarque em Goiânia na próxima quarta-feira. 
 
O Champions Awards premia a equipe que incorporou a experiência da FIRST LEGO League, por meio de todos os valores, ao mesmo tempo que alcançou com excelência e inovação tanto no Desempenho do Robô, no Design do Robô e no Projeto de Inovação. 
 
A Robotc Engineers garantiu a participação após o bom desempenho no 5º Festival Nacional de Robótica, realizado em março, em Brasília. A modalidade é disputada por alunos de 9 a 16 anos, que formam equipes de dois a dez integrantes para construir robôs feitos de peças de Lego, os quais devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em dois minutos e meio em três rounds. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação para solucionar um problema real dentro da temática da temporada, que este ano contempla a energia elétrica. 
 
Os estudantes criaram o projeto Coldneers, que consiste em um sensor de temperatura que aciona um sistema de resfriamento com bomba d’água, fixado com abraçadeiras de nylon e grampos tipo C e controlado por um Arduino – plataforma de prototipagem eletrônica. Após testes, algumas adaptações foram feitas no projeto e o sistema foi implementado em usinas gerenciadas pelo Grupo Eficiência Solar, resultando em um aumento de até 33% na eficiência energética da usina residencial de um cliente da empresa.
 
O grupo é formado pelos alunos: Alissa Alves Amaral, Benício Oliveira dos Reis, Gustavo Pereira Herculano, Hugo Santhiago Lima do Carmo, João Carlos Filogonio Barbosa Rocha, João Pedro Pereira de Carvalho, João Vítor Gomes Oliveira e Yvelise Marques de Souza, além dos professores Leandro Santos Hall e Alberto Roquete de Melo Junior. A diretora do Sesi Campinas, Michelle Bellei e a gerente de educação Básica do Sesi, Quissinia Freitas também acompanham o time.
 
 
 
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]