site logo
 

3º Congresso Internacional de Gestão de Pessoas0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 05/06/2023 15:25


O Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS – FIMTPODER, realiza, em parceria com o  Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT/GO) e com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg),  nos dias 6 e 7 de junho de 2023, no Centro de Convenções de Goiânia, o 3º Congresso Internacional de Gestão de Pessoas. Nesta edição, os Desafios da Empregabilidade, a diversidade, a equidade e a inclusão serão pautas de painéis, apresentações culturais, ações de networking e feira do conhecimento.

O evento é destinado a gestores de todos os segmentos; profissionais da área de Recursos Humanos; empresas de recrutamento e seleção de talentos; serviço especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho/SESMT; membros do Conselho de Engenharia e Arquitetura/CREA; membros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo/CAU; sindicatos patronal e laboral e coordenadores dos cursos técnicos e superiores e pós-graduação ligados ao segmento de RH.

O desafio de inclusão de pessoas com deficiência em Goiás é ainda expressivo e desafiador. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Goiás possui cerca de 950 empresas com matriz em território goiano  que possuem mais de 100 empregados e precisam cumprir a cota estipulada pela legislação. “O total de empregados que devem ser contratados é de exatas 16.536 pessoas com deficiência. No entanto, somente 7.978 estão contratados, o que corresponde a 48,24% de cumprimento da cota legal”, informa Elizabeth Campos, coordenadora do FIMTPODER.

Ela ainda pontua que hoje Goiás cumpre uma taxa de empregabilidade de pessoas com deficiência em crescimento contínuo, é uma evolução significativa, já que há onze anos o cumprimento da cota legal em Goiás era de 27,18%. “Reconhecemos nossas conquistas, contudo nosso Estado ainda está abaixo da média nacional, que é de 50,65% de cumprimento da cota. Mas estamos otimistas. Em 2011, tínhamos 3.611 pessoas com deficiência contratadas formalmente no Estado de Goiás. Em 2021 este número saltou para 6.120 contratados. Se mantivermos este nível de expansão das contratações, em uma década cumpriremos 80% da cota legal. Temos de lembrar que a exclusão das pessoas com deficiência vem de séculos, temos de ter persistência e firmeza de propósito", pontua Elizabeth.

Ao longo de 11 anos de atuação, o FIMTPODER já atendeu diretamente cerca de 6,5 mil pessoas com deficiências, sendo deficiências  física, visual, auditiva, intelectual e múltiplas em diversas oportunidades laborais nos três setores da nossa economia em todo o Estado. “Disseminar conhecimento, quebrar paradigmas para a libertação dos preconceitos, dos mitos e das velhas crenças em torno do dito “normal”  são desafios diários enfrentados pelo Fórum”, declara  Elizabeth Campos.


3º Congresso Internacional de Gestão de Pessoas

Quando: 6 e 7 de junho de 2023 (terça-feira e quarta-feira)
Onde: Centro de Convenções de Goiânia - Teatro Goiânia – Rua 4, nº 1400, Centro, Goiânia Goiás
Horário: Das 8h às 18 horas
Realização: FIMTPODER, Ministério Público do Trabalho em Goiás (PRT/18ª Região) e Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG)


Acompanhe:
Instagram: @fimtpoder
Facebook: Fimtpoderpcd
Youtube: FIMTPODER

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]