site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

4º Festival do Boneco será realizado em Goiânia de 23 a 31 de maio0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 28/04/2015 09:27


De 23 a 31 de maio, Goiânia irá receber bonecos, títeres e mamulengos de todo o Brasil, que apesar de viajarem no compartimento de bagagem, são os protagonistas de espetáculos que irão encantar o público infantil e adulto. Eles fazem parte do IV Festival do Boneco, realizado pela Ação Produtora em parceria com a Cia de Teatro Nu Escuro, e que conta com o patrocínio da Belcar Caminhões, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Também são parceiros o Sesc Goiás e a 12ª. Galhofada – Pequena Mostra de Teatro de Rua.

Este ano o Festival será realizado em dois momentos distintos. O primeiro deles, nos dias 23 e 24 de maio, será a Mostra de Mamulengos, que integra a programação da 12ª Galhofada – Pequena Mostra de Teatro de Rua. A Galhofada é realizada anualmente no Setor Pedro Ludovico, com programação gratuita.

Já em um segundo momento, de 28 a 31 de maio, o Festival dos Bonecos ocupará o palco do Teatro do SESC Centro. Para estas apresentações os ingressos custam os mesmos preços praticados pelo teatro, que são valores populares.

Além das apresentações artísticas, o festival também prevê uma oficina de teatro de lambe-lambe, nos dias 29 e 31 de maio, das 9h às 13h, ministrada pela Cia Mútua, de Florianópolis/SC.

História
O festival começou 2009, em Goiânia, e sua frequência é bienal. Denise Carrijo é a diretora geral do evento. “Há mais de dez anos nós temos vivenciado o teatro produzido aqu, e temos trabalhado na produção de espetáculos e de mostras, como a Galhofada. Com esse contato pudemos perceber que havia um interesse de alguns grupos por descobrir o teatro de bonecos, de animação, de manipulação, mas poucos tinham a oportunidade de sair daqui pra fazer cursos e para conhecer os trabalhos feitos em outras localidades. Foi assim que resolvemos preencher essa lacuna, trazendo esse trabalho para o nosso quintal. Nossa preocupação, desde o começo foi criar oportunidades de formação para o ator goiano e tentar enriquecer as experiências que já aconteciam por aqui, como no caso da Cia de Teatro Nu Escuro, que já trabalha com bonecos há muitos espetáculos,e cuja formação passa pelos estudos da bonequeira Izabela Nascente na oficina do Giramundo, de Belo Horizonte/MG.”

A programação do Festival de Bonecos deste reúne alguns dos melhores artistas dessa linguagem no Brasil. Entre eles o Grupo Giramundo, de Belo Horizonte/MG, que foi fundado em 1971, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu. A estrutura institucional do Giramundo é composta pelo Museu, Teatro, Escola, Estúdio de Animação e Produtos, o que o define, mais como um centro de pesquisa e referência do que uma organização teatral convencional.

Outra trupe que merece destaque é a Companhia Lumiato, do Distrito Fedral, que foi fundada em 2008, em Buenos Aires/Argentina, e é a primeira em pesquisar, explorar e difundir o Teatro de Sombras no Centro-Oeste do Brasil. Criada por Thiago Bresani e Soledad Garcia durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, na Argentina.

Do sul do país, uma das convidadas é a Companhia Trip Teatro, que há 25 anos defende o teatro de animação dentro e fora do país. Segundo o grupo, sua missão é difundir o teatro, em especial o teatro de animação, como forma autêntica de expressão artística e rico patrimônio material e imaterial da humanidade. Sediado na cidade de Rio do Sul/SC, capital do Alto Vale do Itajaí, o grupo já recebeu o Prêmio Itaú-UNICEF como melhor atividade sócioeducativa desenvolvida por ONG de pequeno porte no Sul do Brasil.

Para homenagear teatro animado mamulengo, o festival também apresenta dois grupos reconhecidos por excelência e autenticidade artística, Mamulengo Sem Fronteiras (DF) e o Grupo Circo Bambulengo (GO).

Programação:
23/maio (sábado) – 19h – Grupo de Teatro Mamulengo Sem Fronteiras (Brasília/DF) – Espetáculo: Exemplos de Bastião – Local: Ilha da Galhofa (Al. Henrique Silva c/ rua 1014, St. Pedro Ludovico)

24/maio (domingo) – 10h – Circo Bambulengo (Goiânia/GO) – Espetáculo: No Triêro dos Meninos - Local: Ilha da Galhofa (Al. Henrique Silva c/ rua 1014, St. Pedro Ludovico)

28/maio (5ª feira) – 20h – Giramundo Teatro de Bonecos (Belo Horizonte/MG) – Espetáculo: Pedro e o Lobo - Local: Teatro SESC Centro

29/maio (6ª feira) – 18h30 – Cia Mútua Teatro & Animação (Itajaí/SC) – Espetáculo: Teatro Lambe-Lambe – Local: Foyer do Teatro do SESC Centro

– 20h – Armatrux Grupo de Teatro (Nova Lima/MG) – Espetáculo A Banda - Local: Teatro SESC Centro

30/maio (sábado) – 18h30 – Cia Mútua Teatro & Animação (Itajaí/SC) – Espetáculo: Teatro Lambe-Lambe – Local: Foyer do Teatro do SESC Centro

– 20h – Cia Luminato Teatro de Formas Animadas (Brasília/DF) – Espetáculo: Iara – O Encanto das Águas - Local: Teatro SESC Centro

31/maio (domingo) – 17h – Trip Teatro de Animação (Rio do Sul/SC) – Espetáculo: O Flautista de Hamelin - Local: Teatro SESC Centro

OFICINA DE TETARO DE LAMBE-LAMBE:
Ministrante: Cia Mútua Teatro & Animação (SC)
Datas: 29 a 31/maio – das 9h às 13h – Local: SESC Centro
Taxa de inscrição: R$ 50,00

INGRESSOS:

Dias 23 e 24/maio – GRATUITO (integra a programação da 12ª Galhofada)

De 28 a 31/maio – Teatro SESC Centro
Quinta a sábado - $10 inteira / $5 meia (comerciários, dependentes, estudantes, pessoas com deficiência e acompanhante, idosos e professores.)
Domingo - $ 10 inteira / $ 5 meia / $2 para comerciários, dependentes e menores de 12 anos.
Venda: Central de Atendimentos do Sesc Centro ou e no site da Bilheteria Digital (https://www.bilheteriadigital.com/).

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]