site logo
 

PUBLICIDADE

img

A Cartomante, de Machado de Assis, é apresentado no Centro Cultural Martim Cererê0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 21/03/2014 14:18


Nos dias 28, 29 e 30 de março, no Yguá do Centro Cultural Martim Cererê, o público de Goiânia terá a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral com a chancela do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Nestas datas o Grupo Liquidificador, do Distrito Federal, apresenta A Cartomante, texto clássico de Machado de Assis, reconstruído com a dramaturgia do próprio grupo, sob a direção de Fernando Carvalho, que também integra o elenco da peça. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes da apresentação.

O grupo Liquidificador é um coletivo de atores, educadores, pessoas das letras e das artes visuais, que surgiu em 2010, dentro da Universidade de Brasília. O nome Liquidificador veio da ideia de misturar influências, experiências, estilos, linguagens, suportes, tempos, corpos e tudo que estiver à mão.

De acordo com Fernando Carvalho, que além de atuar também é o diretor da peça A Cartomante, fazer teatro de grupo é muito gratificante, porque a partir de um coletivo heterogêneo é possível criar uma linguagem única, exclusiva, uma assinatura, impossível de ser copiada. Fernando completa: “A Cartomante é exemplo desta dinâmica. É um espetáculo que transita entre as definições de cultura pop, cultura erudita e cultura de massa, reunindo linguagens artísticas a princípio discrepantes, mas que mostram, em cena aberta, que podem conviver de forma harmoniosa, criando novas possibilidades.” No site do grupo (www.grupoliquidificador.com) há uma descrição que mostra bem essa convergência pouco linear: “O Grupo Liquidificador tem como característica a criação de produtos estéticos experimentais, frutos de arranjos inusitados, misturas, mixagens, chamados pelo grupo de ‘vitamina punk pop’.”

A Cartomante
Baseada no conto homônimo do escritor Machado de Assis, publicado originalmente em 1884, a estória gira em torno do triângulo amoroso que se forma entre Vilela, sua esposa Rita e seu amigo de infância Camilo. Paixão, traição e mistério influenciam o enredo, que tem uma cartomante como personagem-chave, selando o destino dos três.

A dramaturgia, assinada coletivamente pelo Grupo e dirigida por Fernando Carvalho, concede à montagem um tom de descontração e leveza, sem deixar de lado, entretanto, a qualidade e o significado da prosa do escritor Machado de Assis, considerado um dos mais importantes da língua portuguesa. Na tentativa de apresentar ao público uma peça divertida, que vai do drama charlatão ao misticismo confuso e complexo de Machado de Assis, a trágica trama ganha contornos de comédia pelas teias da linguagem performática, do jogo, do improviso e do diálogo entre atores e público. Uma estética peculiar ganha forma, com a união de elementos do flamenco, do melodrama e das culturas pop e cigana. A proposta do Grupo Liquidificador é apresentar o Machado de Assis que está nas entrelinhas de sua obra, verdadeiramente irreverente e arquiteto da empatia com seu leitor, ou neste caso, o espectador.

A Cartomante iniciou, em 2010, a trilogia que o Grupo Liquidificador vem fazendo baseada em escolas da literatura brasileira. Depois do realismo de Machado de Assis a trupe levou aos palcos o romantismo de Álvares de Azevedo, com a peça-festa “ULTRA-ROMÂNTICO”, uma adaptação do livro “Noite na Taverna”. Em 2015 será a vez do naturalismo com a adaptação do livro O Cortiço de Aluísio de Azevedo.

Enquanto a terceira peça não sai do forno, os artistas seguem em circulação pelo Brasil. O recurso garantido pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz patrocinou a turnê. A Cartomante já passou por Belo Horizonte, no Espaço Cine Horto (do Grupo Galpão), e depois de Goiânia (Martim Cererê), a peça deve ser exibida no Rio de Janeiro e em Brasília, cidade sede do Grupo.

Oficina gratuita de improvisação teatral
Além da apresentação do espetáculo, será realizada uma oficina, com o objetivo de despertar nos alunos a importância da improvisação dentro do fazer teatral, não somente como preparação do ator, mas como um importante elemento para criação de cenas e espetáculos. A oficina é destinada a atores (amadores e profissionais), arte educadores, profissionais da área das artes cênicas, pesquisadores e comunidade em geral.

Data: 29 de março – sábado – das 9h às 13h
Local: Centro Cultural Martim Cererê
Inscrições: Nome, telefone e breve curriculo para [email protected]
Necessidades: Levar água, lanche para um breve intervalo e roupa confortável para atividades físicas.

Serviço:
Evento: Espetáculo teatral A Cartomante com Grupo Liquidificador (Brasília/DF)
Datas e horários: 28, 29 e 30 de março (sexta e sábado – 20h e domingo – 19h)
Local: Teatro Yguá – Centro Cultural Martim Cererê
Ingressos: ENTRADA FRANCA
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 70 minutos

Oficina gratuita de improvisação:
29 de março – sábado – das 9:00 às 13:00 - Centro Cultural Martim Cererê

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]