site logo
 

Caldas Novas recebe III Festival Gastronômico0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 02/11/2016 10:27

 

Aulas show, oficinas, ação com as crianças e apresentações musicais estão na programação do III Festival Gastronômico de Caldas Novas, que será realizado de 3 a 6 de novembro, no Casarão dos Gonzaga. Além de receber chefs renomados, o evento também contará com shows de Guilherme e Santiago, Maria Eugênia e Eddy & Brunno, entre outras atrações.

 

O Festival faz parte do Circuito Gastronômico de Goiás, coordenado pela Goiás Turismo, em parceria com o Sebrae, Senac, Prefeitura Municipal e entidades do trade turístico goiano. Nesta temporada, o destaque é para um dos mais tradicionais temperos da culinária goiana, o açafrão.

 

A Vila Gastronômica (Casarão dos Gonzaga) terá atrações como a chef do ano e personalidade gastronômica, Tereza Paim; o jurado da Copa do Mundo de Confeitaria, Dario Vianna; o ex-chef do Itamaraty, André Rabelo; a especialista em gastronomia funcional, Stella Romanholli; o especialista em Frutos do Cerrado, Carlos Pinheiro, a pesquisadora de alimentação saudável, Lilian Matos; o escritor Márcio Zago, o gestor de Negócios Sociais em Alimentação, Luiz Camargo; Roberto Raviolli, considerado um dos mais importantes defensores da cozinha italiana de raízes no Brasil e o irreverente pesquisador do folclore brasileiro, João Barreto (Cumpade João).

Um dos destaques do festival será a Ação Kids, um convite à diversão para as crianças, sob o comando da chef Lorena Caixeta. A Ação Kids será realizada na sexta-feira e no sábado, das 15 às 18h. O chocolate será a grande estrela entre os ingredientes utilizados na fabricação de doces e biscoitos.

 

A abertura do evento será nesta quinta-feira (3), às 19 horas, com a presença do presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, do prefeito, Evandro Magal, representantes dos parceiros Sebrae e Senac e pelo chef Carlos Pinheiro, com a palestra Frutos do Cerrado na Gastronomia dos Hotéis. Carlos Pinheiro é um dos mais reconhecidos profissionais da área de gastronomia na região Caldas Novas. Ele é Chef Executivo do setor de gastronomia do Grupo Di Roma em Caldas Novas e trabalhou, por mais de 20 anos, na Companhia Thermas do Rio Quente, atuando como Chef de Cozinha, com especialidade em Eventos. Às 21 horas, a dupla goiana Guilherme e Santiago abrirá a programação musical do III Festival Gastronômico de Caldas Novas. 

 

Na sexta-feira (4), o Festival começará às 14h, com a chef Lilian Matos, que vai abordar o tema Mitos e Verdades sobre a Alimentação saudável. Às 15h30, o espaço será dedicado ao talento UEG, com alunos do curso de Gastronomia da Universidade Estadual de Goiás, em Caldas Novas. Às 17 horas, aula show com o irreverente chef paraibano, Cumpade João, com o tema Sangue Branco – Fonte Inesgotável de Vida. Pesquisador do folclore e profundo conhecedor da cozinha de raiz do Nordeste brasileiro, João Barreto vai apresentar o ritual do leite ferrado, uma receita da medicina alternativa. Às 18h30, o chef Luiz Eduardo Camargo dará aula show sobre o tema: Ideias, Negócios e Empreendedorismo Social na Alimentação. Às 21h, show musical com a dupla goiana Eddy & Bruno, e às 22h, o espetáculo ficará por conta da banda Liga Joe.

 

No sábado (5), às 14h, o chef André Rabelo, vai ressaltar o toque do tempero brasileiro, tradicional na culinária goiana e mineira, na sofisticada cozinha internacional. Formado pela Escola de Cozinha Internacional do Grande Hotel, em Águas de São Pedro, em São Paulo, André construiu sua carreira nos principais restaurantes de Brasília, atuou como chefe no Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty). Às 15h30, a chef Stella Romanholli, apresentará o tema No tacho ou no Fogão? Todas as Falácias do Açafrão. Especialista em Gastronomia Funcional e Naturologia, Stella é adepta do movimento Slow Food, que trabalha o ato de cozinhar com detalhes, nas junções de sabores sadios. Às 17h, o consagrado chef Dario Vianna, um dos maiores especialistas em panificação e confeitaria do Brasil, apresentará aula show sobre composição de morango e coco, utilizando técnica de silk screen com cacau em pó. Dario Vianna foi jurado na Copa do Mundo de Confeitaria, realizada na França e participou de grandes feiras internacionais como a Europain e o Salão do Chocolate. Em seguida, às 18h30, o chefe Roberto Raviolli vai ensinar a receita da tradicional Porchetta – carne de porco assada à Italiana. Considerado um dos importantes defensores da cozinha italiana de raízes no Brasil, o chefe de cozinha e restauranteur, Roberto Raviolli é um ícone da gastronomia paulista. Às 21h, as tradições e valores dos goianos serão retratados em um show com a cantora Maria Eugênia. A partir das 22h, o espetáculo será comandando pelo cantor e compositor brasiliense, Keiton Moog.

 

No domingo, às 9 horas, será realizada cozinha show com o chef Cleber Rodrigues Sena. Às 10h30, o chef Márcio Zago apresentará o tema Saberes e Sabores de Goiás: Uma Nova Visão da Gastronomia Regional. Márcio é gastrônomo, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e autor do livro “Alimentação Saudável na Culinária Regional”. O festival será encerrado pela chef baiana Tereza Paim, eleita duas vezes como chefe do ano e personalidade gastronômica pela Revista Veja. Ela é chef proprietária do restaurante Terreiro Bahia, na Praia do Forte, único com selo verde do Brasil, considerado pelo Guia Quatro Rodas como melhor comida da região e único integrante da Bahia, da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. É também proprietária da Casa de Tereza, Arte, Cultura e Gastronomia, espaço premiado, indicado pela Gula como o melhor restaurante brasileiro.

Aulas show, oficinas, ação com as crianças e apresentações musicais estão na programação do III Festival Gastronômico de Caldas Novas, que será realizado de 3 a 6 de novembro, no Casarão dos Gonzaga. Além de receber chefs renomados, o evento também contará com shows de Guilherme e Santiago, Maria Eugênia e Eddy & Brunno, entre outras atrações.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]