site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Circuito das Cavalhadas chega a São Francisco de Goiás0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 23/06/2022 00:05

 

Foto: Victor Ferreira


A cidade de São Francisco de Goiás é a próxima a sediar as Cavalhadas no Estado. A festa será realizada no sábado e domingo (25 e 26/06) no estádio municipal da cidade. O evento tem o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que destinou R$ 200 mil para a aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios.

 

Mais de 10 mil pessoas são esperados para esse festejos que começou no município em 1850. Naquele ano, a festa foi realizada pelo padre Silvestre Alvares da Silva, da Paróquia de Jaraguá, que pertencia ao arraial de São Francisco das Chagas.

 

As Cavalhadas de São Francisco começam com as embaixadas do Rei Cristão propondo uma saída diplomática para o conflito ao Rei Mouro. Dessa forma, ele oferece dinheiro e a mão de sua filha em casamento ao rei mouro, pois os cristãos não queriam a guerra. No entanto, os mouros não aceitam a proposta de paz e desafiam o Rei Cristão.

 

Assim, as Cavalhadas englobam a encenação dessa batalha e as carreiras, onde cada cavaleiro sai pela cidade em direção ao campo carregando uma lança, uma espada ou uma garrucha, simbolizando as sangrentas lutas. Após muitas carreiras de combate, os cristãos prendem os mouros, que recebem o batismo cristão. Durante a festa, são disparados mais de mil tiros de festim.

 

O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, destinou R$ 3,1 milhões, entre 2021 e 2022, para auxiliar os municípios no custeio do Circuito das Cavalhadas de Goiás. As festividades visam fortalecer as tradições goianas, divulgar as manifestações culturais do interior e promover o turismo e a economia dos municípios participantes. Ao todo, 12 municípios integram o Circuito das Cavalhadas.

 

SERVIÇO:
Cavalhadas de São Francisco de Goiás

Data: 25 e 26 de junho
Horário: A partir das 13h
Local: Campo Pedro Afonso Vasconcelos (Campo das Cavalhadas)
Entrada gratuita (Rua Lizandro Gomes de Souza - Bairro Centro)

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]