site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Conheça os vencedores do Prêmio IEL de Estágio0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 25/11/2021 14:36

 

Dois estudantes de engenharia e uma de jornalismo foram os grandes vencedores da categoria Projetos Inovadores, do Prêmio IEL de Estágio. A cerimônia de premiação da 17ª edição do evento foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 24 de novembro. O evento, que marcou as comemorações dos 50 anos da área de estágio do IEL Goiás, foi híbrido, realizado com a presença de concorrentes, autoridades e imprensa no Salão Daniel Viana, no 4º andar da Casa da Indústria, no Setor Vila Nova, além de ter sido transmitido pelo canal do IEL no Youtube - onde está disponível desde o fim da cerimônia. 

 

“Essa vitória no Prêmio IEL de Estágio significa superação e a realização de um sonho, que começou em 2019, quando eu ainda era estudante no SESI Campinas”, comemorou Olivar Neemias Tamele, que estagia no SESI Campinas. 

 

Olivar compôs a equipe vencedora da categoria Projetos Inovadores: Pequena Empresa, ao lado de sua supervisora, Nelcina Araújo, e do SESI Campinas. Olivar, de 19 anos, é de família moçambicana e vem de um período de superação após a morte de sua mãe, em 2013, e do pai, em 2019. A dedicação ao projeto foi um grande incentivador do estudante de Engenharia de Software na Universidade Alves Faria (Unialfa). 

 

Seu projeto se chama Núcleo de E-Sports SESI (NES), que une estudo com jogos eletrônicos, trabalhando conceitos vistos em sala de aula mesclando com games, incentivando os cerca de 40 alunos do projeto a se dedicarem aos estudos. 

 

Para Carlos Roberto Ferreira Junior, estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Alves Faria (Unialfa), o fato de ser finalista do Prêmio IEL já era algo incrível, por conta dos da qualidade dos vários projetos que estavam na disputa. “Conquistar o prêmio é inimaginável, uma grade vitória”, exaltou o estagiário da Refrescos Bandeirantes, que teve como supervisor Wellington José Velasco. “Quero agradecer a minha faculdade por ter me dado as ferramentas do conhecimento e ao meu local de trabalho pela oportunidade de aplicar essas ferramentas”, completou Carlos, que elaborou o projeto Ergobloc, reduzindo consumo de energia, CO2 e ar-comprimido na empresa, propiciando aumento na produção de bebidas gaseificadas. 

 

Para a estudante de jornalismo da PUC Goiás, Joyce Nunes Vilela Merhi, o prêmio é um reconhecimento no seu processo de ensino/aprendizagem. “A premiação só demonstra a importância do estágio na minha jornada acadêmica que resulta em experiência, networking, currículo e aprendizado na minha vida pessoal e profissional. Não tenho dúvidas de que todo esforço, empenho e dedicação valeram a pena nesses quatro anos de formação em jornalismo”, avaliou Joyce. “O IEL, assim como a PUC Goiás e a TV Serra Dourada me proporcionaram a inserção no mercado de trabalho e colaboraram com meu crescimento na comunicação”, completou a estagiária, que atualmente atua no Jornal O Popular, mas desenvolveu, na TV Serra Dourada, o quadro Cuide-se, levando informação de saúde e bem-estar aos telespectadores. 

 

Em 2021, foi realizada, pelo segundo ano consecutivo, a categoria Projeto Inovador, que reconhece a empresa, o estagiário e o supervisor que desenvolveu e implementou o projeto mais inovador. Como a edição de 2020 foi totalmente on-line, neste ano os representantes das empresas puderam sentir a vibração dos convidados com os resultados, podendo comemorar no palco suas conquistas.  

 

Os projetos foram apreciados pela Comissão Avaliadora que, ao fim de um mês de avaliações, apontou os 25 finalistas das 5 categorias – Empresa inovadora, Educação Inovadora, Órgão Público Inovador, Projetos Inovadores e Prêmio IEL Social  – subdivididos em outras cinco categorias: Educação Inovadora (Nível Técnico), Educação Inovadora (Nível Superior), Projetos Inovadores (Micro/Pequena empresa), Projetos Inovadores (Médias Empresas) e Projetos Inovadores (Grandes Empresas). 

 

Estagiários, empresas e instituições de ensino de Goiás e do Distrito Federal inscreveram suas boas práticas de estágio nesta edição do Prêmio IEL. “Que os estagiários, valorizem a oportunidade que as empresas estão dando a eles, sobretudo neste que é um momento difícil do País, em que os investimentos precisam ser assertivos. E que as empresas continuem valorizando o talento destes jovens que contribuem para nossa economia, para a preservação do meio-ambiente e para a sociedade como um todo”, declarou Sandro Mabel, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). 

 

O estágio é o carro-chefe do IEL Goiás, que já colocou cerca de 380 mil estagiários em campo nos seus 50 anos de existência em Goiás. Mais de 3,5 mil empresas possuem estagiários encaminhados pelo IEL Goiás, oriundos de cerca de 800 instituições de ensino. Com essa grandeza que o IEL Goiás reconhece as melhores práticas de estágio em todo o Estado, valorizando estagiários, empresas e instituições de ensino. 

 

“Parabenizo pelo empenho, pelo investimento e pelo grande trabalho desenvolvido pelas empresas, indústrias e instituições de ensino, que compreendem a importância do estágio e se fazem cada dia maiores investindo em talentos, elevando a qualidade de seus produtos e serviços, assim valorizando todos nós consumidores. Empresas e instituições de ensino que acreditam no trabalho do IEL Goiás nos tornando, a cada dia, maiores e valorosos”, disse o superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira. 

 

PREMIAÇÃO

Na etapa estadual, em 2021, os estagiários que conquistaram o 1º lugar em suas categorias, receberam premiação de R$ 2 mil, além de troféu e certificado. O supervisor do projeto recebeu um voucher com licença para um curso de gestão EAD do IEL, troféu e certificado de finalista. A empresa ganhou um voucher com licença para MBA da Pós-Flex, a pós-graduação do IEL, troféu e certificado de finalista. O projeto que obteve maior nota de avaliação, será indicado para a etapa nacional do Prêmio, que será realizada em 2022.  

 

PÓDIO DO 17º PRÊMIO IEL DE ESTÁGIO – ETAPA ESTADUAL 2021 

  

CATEGORIAS 

RESULTADO FINAL 

Categoria Empresa Inovadora - Classificação Única
Agroquima Produtos Agropecuários LTDA 

 

Categoria Educação Inovadora - Ensino Superior
 lugar - Universidade Federal de Goiás

 lugar - Centro Universitário UDF
 lugar - Pontifícia Universidade Católica de Goiás  

 

Categoria Educação Inovadora – Ensino Técnico
1° lugar - Faculdade SENAI Ítalo Bologna 

 

Categoria Orgão Público Inovador
1° lugar – Prefeitura de Goiânia / Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) 

 

Categoria Projetos Inovadores - Micro e Pequena Empresa
1° lugar
Empresa
 - SESI Campinas

Estagiário – Olivar Neemias Moises Chone Tamele
Supervisor – Nelcina Gonçalves Barbosa Araújo 

 

2° lugar
Empresa
 – SIAEG – Sindicato das Indústrias da Alimentação no Estado de Goiás

Estagiária – Bruna Carolina Marques Borges Arantes
Supervisor – Denise de Oliveira Resende 

 

3° lugar
Empresa
 – Sousa Andrade Construtora e Incorporadora

Estagiário – Gabriel Henrique Carvalho Monteiro
Supervisor – Renato de Oliveira Souza

 

Categoria Projetos Inovadores – Média Empresa 

1° lugar
Empresa
 – TV Serra Dourada LTDA

Estagiária – Joyce Nunes Vilela Merhi
Supervisor – Luciana Paiva Finholldt Lopes  

 

Categoria Projetos Inovadores– Grande Empresa 

1° lugar
Empresa – Refrescos Bandeirantes Indústria e Comércio LTDA
Estagiário – Carlos Roberto Ferreira Junior
Supervisor – Wellington José Velasco 

 

2° lugar
Empresa
 – SENAI – Administração 

Estagiária – Ianca Santos Faria
Supervisor – Larissa Rodrigues Custódio 

 

Categoria Prêmio IEL Social 

Foram arrecadados 2.274 kg de alimentos não perecíveis 

1º lugar: Prefeitura de Goiânia, com 709 kg de alimentos doados
2
º lugar: Opus Construtora, com 498 kg
3º lugar: 
Ianca Santos Faria, Estagiária SENAI, com 459 kg
4º lugar:
 Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), com 342 kg
5º lugar: 
Olivar Neemias Moises Chone Tamele, Estagiário SESI Campinas, Estuda na Unialfa, com 128 kg
6º lugar: 
Sousa Andrade Construtora, com 58 kg

7º lugar: Carlos Roberto Ferreira Júnior, Estagiário Refrescos Bandeirantes, Estuda na Unialfa, com 55 kg
6º lugar: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com 25 kg 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]