site logo
 

Descarte de objetos cortantes e pontiagudos preocupa Comurg0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 21/01/2022 01:42

 

O descarte incorreto de objetos cortantes e perfurantes, tais como pedaços de vidro, lâminas, latas, palitos de espetinhos e seringas, são responsáveis por vários acidentes com os trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Para se ter uma ideia, em 2021, mais de 90 garis se acidentaram com esses itens.


Para aumentar a segurança dos coletores, são utilizados equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas, uniformes com camisa de manga comprida e calça, além de calçados fechados tipo bota. Esses cuidados reduzem os riscos, mas acidentes ainda fazem parte da rotina dos profissionais, principalmente com relação ao descarte de vidro quebrado.

 

O gerente de limpeza da Companhia, João do Carmo, ressalta que o colaborador machucado fica incapacitado de exercer suas funções, comprometendo a escala de trabalho, e pede a colaboração da população. “É preciso ter cuidado no descarte, principalmente de materiais pontiagudos”, destaca.

 

Lâmpadas, copos, louças, entre outros materiais cortantes, devem ser enrolados em jornal, revista, papelão ou ainda, serem colocados, caso estejam em pedaços, dentro de uma garrafa pet cortada ao meio. Coloque o material dentro, passe uma fita crepe para lacrar e certifique que os objetos não serão lançados fora do recipiente.


Outra medida que ajuda a evitar acidentes é colocar pregos, parafusos, lascas de madeira e/ou objetos pontiagudos como palitos de espetinhos em latas, embalagens plásticas (pet) ou embrulhá-los em grandes volumes de jornal. Se possível, identificar o tipo de material para o gari manusear com cuidado é outra prevenção importante.


“São práticas simples que ajudam a evitar acidentes que, além de colocar a vida do nosso colaborador em risco, causam um grande prejuízo para a Companhia, já que essa pessoa ficará afastada da função”, enfatiza o presidente da Comurg, Alex Gama.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]