site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Dira Paes e Vincent Carelli serão homenageados0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 15/09/2017 07:37

 

Nana Moraes


A 17ª edição da Goiânia Mostra Curtas será realizada de 3 a 8 de outubro, no Teatro Goiânia, com entrada franca. O evento celebrará a trajetória de dois grandes nomes do cinema brasileiro: a atriz paraense Dira Paes e o cineasta e indigenista Vincent Carelli. No dia 3 de outubro, o festival abrirá a sua programação homenageando a atriz. Na cerimônia de abertura, às 20h, também será realizado pocket show especial com a cantora Ava Rocha. No encerramento, no dia 7 de outubro, Vincent Carelli será homenageado.

 

Com 32 anos de carreira e mais de 40 filmes na bagagem, Dira Paes é uma das atrizes mais premiadas e respeitadas de sua geração. Na noite de abertura do evento, a atriz receberá a homenagem do festival por sua contribuição ao audiovisual brasileiro. No cinema, Dira Paes participou do longa 2 Filhos de Francisco (Breno Silveira),  Redemoinho (José Villamarim) e Lino (Rafael Ribas), em cartaz em 2017. No teatro, foram oito espetáculos dirigidos por nomes consagrados como Amir Haddad. Na televisão, somam-se 17 trabalhos, entre eles a novela Velho Chico (Luiz Fernando Carvalho) e a série Amores Roubados (José Villamarim). Dira Paes também merece admiração por sua atuação social. A atriz dirige a ONG Movimento Humanos Direitos, que defende questões como a demarcação de terras indígenas e atua no combate ao trabalho escravo e à exploração sexual infantil.

 

Vincent Carelli, por sua vez, é filho de pai brasileiro e mãe francesa. Carelli nasceu em Paris, em 1953, e mudou-se para São Paulo aos cinco anos. Formou-se em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e desde 1973 está envolvido com projetos de apoio a grupos indígenas no Brasil. Em 1986, Vincent Carelli fundou o Vídeo nas Aldeias, projeto que acompanha e estimula por meio do audiovisual as lutas dos povos indígenas por fortalecimento e valorização de suas identidades e territórios. Desta experiência, produziu uma série de 16 documentários que têm sido exibidos por TVs públicas ao redor de todo o mundo. Em sua premiada filmografia, destacam-se obras como “Corumbiara”, grande vencedor no festival de Gramado de 2009, o recente “Martírio”, filme consagrado que destrincha a luta pela demarcação das terras habitadas pelos Guarani-Kaiowá, e o longa-metragem ainda em fase de desenvolvimento “Adeus, Capitão”. Juntos, os três filmes compõem uma trilogia que transpõe para as telas seu testemunho das marcas de 40 anos de indigenismo no Brasil.

 

Nesta edição, a Goiânia Mostra Curtas conta com o patrocínio da Rodonaves Transportes através da Lei Goyazes, Seduce Goiás e do SESI – Conselho Nacional, apoio institucional da Universidade Federal de Goiás, do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, apoio da Saneago e da Unimed Goiânia. A realização é do Icumam. 

 

Serviço:
17ª Goiânia Mostra Curtas
Data: 3 a 8/10
Local: Teatro Goiânia
Entrada franca

 

Cerimônia de Abertura
Data: 03/10
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia
Homenagem: Dira Paes
Pocket Show: Ava Rocha

 

Cerimônia de Encerramento
Data: 08/10

Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia
Homenagem: Vincent Carelli

 

Teatro Goiânia – Avenida Anhanguera com Avenida Tocantins, Setor Central
Entrada franca

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]