site logo
 

Documenta Pantanal lança 'Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores'0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 01/12/2020 03:43

 

O livro "Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores", do pesquisador e chef sul-mato-grossense Paulo Machado, acaba de ser lançado. Com textos de Cristiana Couto e fotos de Luna Garcia, o título soma-se ao portfólio da iniciativa ‘Documenta Pantanal’, que, de acordo com sua diretora executiva, a produtora Mônica Guimarães, "mantém-se fiel ao seu objetivo de promover esse importante ecossistema do planeta por meio de diferentes linguagens, inclusive a culinária", diz.

O título, com 180 páginas (BEĨ Editora), faz um mergulho nas raízes da cozinha pantaneira, apresentando ao leitor 65 receitas selecionadas por Machado e preparadas por ele e outros chefs do Centro-Oeste. Dividido por temas variados - como "Comidas de Comitiva", "Comidas de Festa", "Comidas de Fazenda", "Comidas da Cidade", "Comidas do Mercadão" e "Cozinha Indígena", - o livro, segundo Machado, reúne pratos doces e salgados e começou a ser concebido há quase 15 anos, após um período de estudos e trabalho na Europa.

Para exemplificar essa culinária rica em influências as mais, Machado destaca algumas das receitas que ilustram a diversidade de ingredientes utilizados no cotidiano pantaneiro. Entre elas, o Bolo Souza - famosa chipa frita, que é uma das delícias encontradas nas feiras e nos mercados das principais cidades da região -, o revigorante caldo de piranha, a saltenha - uma das deliciosas refeições pantaneiras que chega por meio da influência boliviana -, as iscas de jacaré, o macarrão de comitiva e, entre as sobremesas, os tradicionais doces de abóbora em calda e de leite.

"Este trabalho representa não só uma realização pessoal, mas, também, uma contribuição enquanto preservação e resgate da autêntica cultura gastronômica do Pantanal", diz o chef. "Em uma época em que o Pantanal está em evidência por um motivo repugnante, como as queimadas, sofrendo as agruras da pior seca dos últimos tempos, lançar este livro evidenciando nossa cultura e registrando saberes de tanto valor nos dá um alento para seguir em frente", complementa.
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

(62) 9946-0186

[email protected]