site logo
 

PUBLICIDADE

img

Espetáculo O Crivo faz últimas apresentações da temporada0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 01/09/2017 08:19

 

O espetáculo O Crivo irá finalizar a sua circulação nacional na segunda (4) e terça-feira (5), em Itumbiara, no Auditório Onofre Ferreira dos Anjos, no IFG. O projeto deu início à circulação no mês de março e percorreu nove cidades brasileiras, como Campo Grande, Porto Alegre, Goiânia e Salvador, além de oito cidades da República Tcheca, incluindo Praga para o Festival TANEC Praha 2017. A entrada será franca, mas os realizadores apostam em uma campanha: a doação de um livro (usado ou não) na hora do espetáculo. As doações serão destinadas à Biblioteca Pública Municipal de Itumbiara. 

 

Três contos da obra de Guimarães Rosa inspiraram João Paulo Gross, que assina a direção e a coreografia de O Crivo: "A Terceira Margem do Rio", "O Espelho" e "Nada e a Nossa Condição”. Os contos foram utilizados como imagens para provocar a construção poética da coreografia. 

 

A ligação entre os contos se dá através das ideias por trás dessas imagens. O rio enquanto metáfora para a vida - aquele que nasce, corre e termina desaguando no oceano - dialoga com a ideia do espelho - como eu me vejo e como eu me reconheço pelo olhar do outro. A ligação entre o "nada" e a "nossa condição” remete à famosa frase: “do pó viemos e ao pó voltaremos”. 

 

Dois homens criam relações que só se revelam à medida em que atravessam suas estórias, o mundo de cada um. Dois bailarinos, dois mundos, duas vidas que se organizam e que se conversam. O Crivo instaura um caminho inusitado entre esses dois, partindo das questões levantadas por Guimarães Rosa em sua obra: colocar-se em trânsito, atravessar; viver no limiar entre movimento e repouso, nascimento e morte. 

 

João Paulo Gross é coreógrafo, bailarino, professor de movimento e Membro do Conselho Internacional de Dança - CID. Buscando novas percepções e diálogos com outros artistas, estabelece parcerias que pesquisam a dança em diálogo com outras linguagens artísticas na cena contemporânea. No período em que trabalhou na Quasar Cia de Dança/GO, conheceu o artista Daniel Calvet. Através de identificações estéticas e o desejo de trabalharem num projeto autoral, se uniram para pesquisar a cena contemporânea. Assim, tencionando questões relativas à dança e ao teatro, tendo como ponto de partida o movimento do corpo e sua construção dramatúrgica na cena. 

 

"O Crivo" foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.

 

Serviço:
O Crivo em Itumbiara - últimas apresentações
Datas: 04 e 05/09

Horário:  20h
Local: Auditório Onofre Ferreira dos Anjos - IFG Câmpus Itumbiara, Avenida Furnas, nº 55, Village Imperial

Entrada franca

O espetáculo O Crivo irá finalizar a sua circulação nacional na segunda (4) e terça-feira (5), em Itumbiara, no Auditório Onofre Ferreira dos Anjos, no IFG. O projeto deu início à circulação no mês de março e percorreu nove cidades brasileiras, além de oito cidades da República Tcheca, incluindo Praga para o Festival TANEC Praha 2017. A entrada será franca, mas os realizadores apostam em uma campanha: a doação de um livro (usado ou não) na hora do espetáculo. 

 

Serviço:
O Crivo em Itumbiara - últimas apresentações
Datas: 04 e 05/09

Horário:  20h
Local: Auditório Onofre Ferreira dos Anjos - IFG Câmpus Itumbiara, Avenida Furnas, nº 55, Village Imperial

Entrada franca

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]