site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Exposição na Rio 2016 mostra patrimônio goiano0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 04/08/2016 07:16

 

A cultura, as tradicionais festas regionais e a diversidade artística que simbolizam o patrimônio cultural brasileiro compõem a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, que será aberta nesta quinta-feira (4), na Casa Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). Com expressões de todos os estados brasileiros, a exposição traz, ainda, a Festa do Divino Espírito Santo e arte dos povos indígenas de Goiás. A mostra é um dos destaques do espaço cultural que comportará um conjunto diverso de atividades turísticas, gastronômicas, culturais, esportivas, sociais e econômicas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

A exposição é gratuita e será aberta às 10 horas, para convidados do governo brasileiro, e a partir das 16 horas, para visitação do público, que poderá conferir o evento até o dia 18 de setembro.

 

Produtos de diferentes partes do Brasil serão retratados na exposição, mostrando a identidade cultural de cada região, apresentando ao público os 38 bens culturais do país catalogados pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo cinco deles declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

 

Por meio de recursos audiovisuais e interatividade, em ambientes recriados e textos didáticos, o visitante poderá conhecer e vivenciar os acervos imateriais divididos em quatro categorias - Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão.

 

Patrocinada pela Caixa Econômica Cultural, a exposição conta com apoio do governo do Estado de Goiás, que participa da iniciativa com duas exposições e disponibilizará, a título de empréstimo, as roupas dos Reis Cristãos e Momos, que simbolizam as tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis, celebração reconhecida como patrimônio cultural imaterial.

 

A exposição na Rio 2016 possui direção de arte de Ronald Teixeira e curadoria de Luciano Figueiredo, que esteve na capital carioca durante a Copa do Mundo e já passou pelos Estados de Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo, além da capital Brasília.

 

Segundo o diretor de arte, a iniciativa tem tido uma ótima receptividade, sendo vista até o momento por cerca de 10 mil pessoas. “Estar na vitrine brasileira durante os jogos olímpicos demonstra a importância que o povo brasileiro dá ao seu patrimônio cultural”, disse.

 

De Goiás, estão representadas a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. Junto com Tocantins, Goiás compartilha os patrimônios Rtixòkò - expressão artística e cosmológica do Povo Karajá – e os saberes e práticas associados aos modos de fazer bonecas Karajá.

 

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]