site logo
 

Festival de Teatro para Crianças terá edição online0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 30/09/2020 02:11

 

O III FETICO - Festival de Teatro para Crianças “O Casaco Encantado” terá edição online e gratuita este ano, em razão da pandemia. O evento será organizado pela Cia. de Teatro Sala 3, em coprodução com a Trupe dos Cirandeiros – Núcleo de Criação Teatral/SEDUC e o Grupo Experimental de Teatro - GET/SEDUC, ambos do Centro Estudo Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação. Os espetáculos poderão ser vistos de 5 a 12 de outubro.

Confira toda a programação no final da matéria.

 

O nome do festival é inspirado na primeira dramaturgia infantil criada no Brasil em 1948, escrita por Lúcia Benedetti, que tem como título “O Casaco Encantado”. O evento busca promover um intercâmbio artístico de relevância educativa e sociocultural com o intuito de fomentar, anualmente em Goiânia, sempre no mês de outubro, uma programação artística composta por espetáculos de várias regiões do país, voltados ao público infantil. Em paralelo, o festival também oferece o Seminário de Teatro para Crianças, com objetivo de refletir e abordar diversos procedimentos da linguagem e da pedagogia referentes ao gênero infantil no Teatro.

 

Nesta edição, será homenageado o fundador da Cia. Ventoforte, dramaturgo e multiartista Iglo Krugli, que tanto contribuiu para a arte teatral destinada às crianças, tornando-se referência para artistas e arte-educadores brasileiros.

 

Confira a programação:

 

Show Musical: BEATLES PARA CRIANÇAS - BPC (SP)

Data: 05/10 (segunda-feira)

Horário: 20h

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Beatles para Crianças, a sensação musical do momento entre as famílias, desde 2014 vem ensinando a garotada a curtir o rock com música de qualidade e diversão. O quinteto, que leva as canções do quarteto de Liverpool de forma divertida a crianças de todas as idades, vem realizando shows que se traduzem em pura diversão para pequenos e adultos. E para consagrar a suave anarquia que causam em suas apresentações, o grupo lançou em 2016 o seu primeiro CD, Beatles Para Crianças. Em 2018, o grupo lançou seu segundo álbum, "Beatles Para Crianças 2 - A Bagunça Continua". A ideia é sempre levar a mesma energia nos espetáculos, que reúnem encenação de histórias, efeitos sonoros, instrumentos musicais inusitados e, claro, um repertório de clássicos do quarteto de Liverpool.

 

ERA UMA VEZ: CONTOS, LENDAS E CANTIGAS

Rococó Produções Artísticas e Culturais (RS)

Data: 06/10 (terça-feira)

Horário: 10h

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

A partir de dramaturgia inédita, Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas revisita as Lendas de Nossa Senhora  Aparecida e do Negrinho do Pastoreio, abrindo espaços onde, de forma atraente e delicada, pode-se trabalhar a transversalidade dos elementos das Culturas Afrodescendente e Gaúcha, além de uma reflexão sobre o bullying e  as diferenças, trabalho infantil e os aspectos que auxiliam na formação da identidade. É entremeado por cantigas extraídas do Cancioneiro Popular Gaúcho e outras especialmente com postas para o espetáculo, executadas ao vivo acompanhadas por violão e percussão. Vale-se de recursos cênicos simples e poucos objetos, abrindo espaço para que o espectador imagine, envolvendo-se, criando imagens e estimulando lúdico em uma atmosfera de interação.

 

Ação Interativa: BENTINHO E O GRANDE CÉREBRO VIRTUAL

Apresentação: Hilton Junior -Trupe dos Cirandeiros – Núcleo de Criação Teatral (GO)

Data: 06/10 (terça-feira)

Horário: 16h

Acesso: Plataforma Zoom

Requer inscrição antecipada no site: https://cirandadaarte.com.br/site/

*20 vagas

Numa spin-off do espetáculo O Garoto que Virou TV, Bentinho convida o público para jogarem juntos “O Grande Cérebro Virtual”, uma experiência, repleta de desafios, que dialoga com o real e o virtual no cotidiano, apontando para importância de exercitar a criatividade por meio da mente e do corpo no dia a dia, principalmente nos períodos de isolamento social.

 

BATE-PAPO - Tema: “Relato de experiência: O ensino de teatro à distância”

Com Roger Thomas (EMEI Aparecida de Goiânia)/ Karla Araújo (Ciranda/ Trabalho de inclusão)/ Cleber Sanvie (Escola de atores e escola particular); Mediadora: Raquel Rosa;

Data: 06/10 (terça-feira)

Horário: 19h

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Requer inscrição antecipada pelo site: https://cirandadaarte.com.br/site/

 

O GAROTO QUE VIROU TV

Trupe dos Cirandeiros – Núcleo de Criação Teatral/SEDUC (GO)

Data: 06/10 (terça-feira)

Horário: 20h30min

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Com humor e leveza, o espetáculo narra à vida de um garoto que de tanto ficar grudado na televisão e conectado as redes sociais, acaba por viver sua própria realidade na TV, transformando os amigos, a família e os colegas de escola em personagens de filmes, series, desenhos animados.

 

A DITA

Cia. La Curva (SP)

Data: 07/10 (quarta-feira)

Horário: 10h

Classificação: A partir de 07 anos

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Linha da vida, fio da memória, traço de esperança, risco. Quantas palavras serão escritas para que se escute o silêncio? De passagem por nosso mundo tão excêntrico. Ela precisa zelar para que cada ser fie seu próprio destino.

 

Oficina “Vivência vocal com as onomatopeias”

Ministrante: Amarilis Irani (SP)

Data: 07/10 (quarta-feira)

Horário: 15h3

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Requer inscrição antecipada pelo site: https://cirandadaarte.com.br/site/

O objetivo da formação é oferecer um tratamento oral e multissensorial aos participantes; estimulando a criatividade e os sons naturais: gritos, ruídos, animais, natureza. O timbre da voz humana faz parte deste universo, da MIMOLOGIA, de se fazer (‘poiein’) um nome (‘onoma’). Esses recursos aumentam a expressividade do discurso. Vamos fortalecer nossa VOZ!

Será feito um percurso metodológico onde abordaremos técnicas de onomatopeias e grammelot para conduzir essa vivência vocal e principalmente, estimular os participantes a interagir durante o encontro. Utilizaremos gestos físicos (como passos, quedas, ruídos, entre outros) para que todos possam também praticar o som que aquele gesto sugere.

 

VAMOS COMPRAR UM POETA?

Produtora Palavra Z Produções – Idealização Camaleão Produções (RJ)

Data: 07/10 (quarta-feira)

Horário: 17h

Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Lw3L6o1KGAU

O musical narra a chegada de um poeta à casa de uma família comum. Nesse lar, moram um pai, que só pensa em ganhar dinheiro; uma mãe, que organiza todos os dias os trabalhos domésticos; uma menina esperta e curiosa que gosta de entender o significado das coisas; e um menino, que adora fazer contas. O Poeta ensina os pequenos a observar borboletas, compor os próprios poemas e a dar abraços. A montagem cria uma divertida reflexão sobre a nossa capacidade de invenção, a amizade e a despedida, misturando música, poesia e dança.

 

BATE-PAPO - Tema: “Criança, escola e pandemia”

Com Marcia Frederico (SP), Luciana Comin (RS) e Viviane JuGuero (RS); Mediadora: Ivone Cruz

Data: 07/10 (quarta-feira)

Horário: 19h

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Qual o impacto desta pandemia na escola e no cotidiano das crianças? O bate-papo pretende discutir o duro impacto da pandemia como um ciclo interminável de ilusões e desenganos, de esperanças e decepções a nossas crianças. A pandemia tem sido responsável por desapontamentos seriais, pois se os adultos já estão abatidos e desnorteados, o que pensar das crianças, com sua vaga compreensão do tempo, com sua impossibilidade de assimilar a fundo a razão dos impedimentos? O resultado, reportam psicanalistas, é uma longa enumeração de quadros sintomáticos, marcados pela ansiedade, pela irritabilidade, pela depressão. Apela-se como nunca à televisão, a qualquer ficção que distraia a criança de sua clausura, que a afaste de sua tristeza extrapolando a presença do que é alheio ao seu mundo particular, alienando a criança de sua própria intimidade. Quais seriam os caminhos possíveis?

 

O VESSERO DE MAVI

Amarilis Irani (SP)

Data: 07/10 (quarta-feira)

Horário: 20h30

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Amarilis Irani protagoniza a cena "O VESSERO DE MAVI", multiplicando-se em sons e gestos mímicos. Trazendo histórias da protagonista ‘MAVI’ menina inventora de palavras e dona de uma cabeleira enorme. Cresce e aprende observando tudo à sua volta. Um dia, sempre tem um dia nas histórias, seu mundo se transforma num emaranhado que só: a avó que a criava... Se foi. Sabe o que é uma pessoa se ir? Seu mundo vira de cabeça para baixo. Assustada, MAVI foge para longe de tudo que ela não é. Foge em busca de sua liberdade, identidade e dos rebuliços que tanto gosta, exatamente como os cachos e penduricalhos que seus cabelos merecem. Chegando cada vez mais perto de si mesma. Uma viagem de aventura, enfrentamentos e descobertas.

 

QUAL É MEU NOME MAMÃE?

Cegonha Bando de Criação (RJ)

Data: 08/10 (quinta-feira)

Horário: 10h

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Mãe e filho são obrigados a deixar o país de origem em busca de sobrevivência. A história dessa viagem – desde a despedida de casa, passando pela travessia, até a chegada em um novo lugar para morar - é contada pelo olhar genuíno de uma criança. Qual é o meu nome, mamãe? é um espetáculo infantil de texto inspirado pelo premiado livro My name is not Refugee, de Kate Milner. O espetáculo, vencedor do Prêmio CBTIJ 2019 na categoria Melhor Trabalho de Formas Animadas e indicado na categoria Melhor Projeção Cênica, usa elementos de circo, poesia, teatro de animação e projeção em vídeo mapping, marca do trabalho do grupo Cegonha - Bando de Criação.

 

DEFESA DE DOUTORADO: “Ciranda na arte, construindo performances, afetos e liminaridades. Experiências arte/educativas na rede pública do estado de Goiás (2009-2016)” - Luz Marina de Alcântara.

Data: 08/10 (Quinta-feira)

Horário: 15h

Acesso: Requer inscrição antecipada pelo site: https://cirandadaarte.com.br/site/

 

BATE PAPO – Tema "Redes nas artes cênicas para a infância e juventude"

Com Cirila Targhetta (DF), Emídio Sanderson (CE), Clayton Santos Guimarães (SP), Ricardo Augusto (MG); Mediador: Cleiton Echeveste (RJ)

Data: 08/10 (quinta-feira)

Horário: 19h

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

O bate-papo pretende compartilhar experiências que contribuam para o fortalecimento acerca das Artes Cênicas para infância e juventude, incentivando uma maior representatividade dessas conexões no cotidiano social das crianças e adolescentes. A infância e a juventude são fases singulares nas transformações e plurais no processo de aquisição de conhecimento, lincar esses momentos de desenvolvimento físico e cognitivo as Artes Cênicas propiciam a experimentação, a vivência permeada pelo reconhecimento, estratégia e afeto no processo de transformação posicionamento, identidade e visão de mundo.

 

Lançamento “Revista do Seminário de Teatro Infanto-juvenil da Trupe de Truões”

Data: 08/10 (quinta-feira)

Horário: 20h

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

 

A BRUXA DE MALABÉ

Cia Cornucópia (SP)

Data: 09/10 (sexta-feira)

Horário: 10h

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Uma mulher e seus cinco filhos viviam num vilarejo distante, a recitar versos e cantarolar canções. Decidida a ir até o mercado, a mãe parte para a cidade e deixa as crianças sob a tutela dos vizinhos, que caem facilmente nas traquinagens da Bruxa Malabé. A malvada, que com seu horrível bastão transforma crianças em trecos e cacarecos, consegue persuadir os pequeninos, enfeitiçando-os com sua magia. Antônia vira chaleira, João um penico! A mãe será guiada por “um pássaro falante e de fala tão vibrante” para encontrar os filhos e tentar recuperá-los, antes que Malabé parta para outras bandas.

 

DE LA MANCHA – O CAVALEIRO TRAPALHÃO

Rococó Produções Artísticas e Culturais (RS)

Data: 09/10 (sexta-feira)

Horário: 14h

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Essa é a história de Dom Alonso Quijano um homem que cresceu em La Mancha uma região bem no centro da Espanha. Ele amava os livros de cavalaria e queria ser cavaleiro andante e por isso, pôs em si mesmo o nome de Dom Quixote de La Mancha, um cavaleiro muito trapalhão que em nome de sua amada Dulcinéia de Toboso, anda pelas estradas montado em seu cavalo Rocinante e acompanhado por seu fiel escudeiro Sancho Pança, em busca de aventuras, lutando contra gigantes, dragões, bruxas, exércitos e feiticeiros.

 

AÇÃO INTERATIVA - DUDA-ARTISTA-CIENTISTA

Apresentação: Ingrid Gomes – Trupe dos Cirandeiros – Núcleo de Criação Teatral (GO)

Data: 09/10 (sexta-feira)

Horário: 15h30

Classificação: Livre

Acesso: Plataforma Zoom- Requer inscrição antecipada pelo site: https://cirandadaarte.com.br/site/

*20 vagas

Duda é uma garota inteligente e apaixonada pelas cores do mundo. Nesta performance interativa, ela embarcará numa aventura pelo universo das cores, realizando divertidos experimentos, descobrindo novas texturas, camadas e valores multicoloridos. Por meio de seu laboratório científico e de seu ateliê de arte, Duda convida as crianças de todas as idades a experienciar esta colorida jornada.

 

QUEM ROUBOU O BRANCO DO MUNDO?

Trupe dos Cirandeiros – Núcleo de Criação Teatral (GO)

Data: 09/10 (sexta-feira)

Horário: 19h

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

QUEM ROUBOU O BRANCO DO MUNDO conta a história de duas crianças (Carlinhos e Duda) que foram procurar numa fábrica de tinta a cor branca que sumiu do mundo. Encontram um ambiente de muita competição entre as cores, cada qual querendo se sobressair mais. Ninguém sabe do branco e nem se interessam por ele. Depois de muitas reviravoltas para descobrir o mistério, as crianças percebem que o branco é a mistura da luz que as cores têm – a união de todas as cores. Como as cores estavam egoístas e vaidosas, pois trabalham demais para construir suas próprias cores o branco não aparecia. De repente um sorriso, e os dentes se revelam alvos e brilhantes, e por fim, brancos.

 

JÁ PARA A CAMA, THEO

Equipe Flávia Garrafa (SP)

Data: 09/10 (sexta-feira)

Horário: 20h30

Classificação: Livre

Acesso: Realize sua inscrição e adquira seu ingresso gratuito pela plataforma Even 3: (pegar link que for gerado do Even 3)

*Vagas limitadas.

Quem nunca encontrou um MONSTRO embaixo da cama? Theo é um menino de 5 anos que adora histórias apavorantes. Adora, mas morre de medo!!! Como se não bastasse ter que lidar com a sua fértil imaginação, as conversas de adultos que não pode participar o nascimento da sua irmãzinha, para completar, apareceram um ZUMBI que diz ser o dono do seu quarto. Agora, Theo terá de enfrentar o ZUMBI para ter seu quarto de volta e o pavor não o engoli-lo de vez. Para isso, ele vai precisar entender de onde vêm os medos e como dominá-los. Será que alguém pode ajudar o Theo? Apostando em cenas lúdicas e mergulhando no universo dos rabiscos infantis a Equipe Flavia Garrafa, traz à tona uma questão importante na vida das crianças e por que não dizer de todos nós: O MEDO uma importante reflexão através da arte no projeto ME AJUDA A OLHAR.

 

CORA CORALINHA

Cia. de Teatro Sala 3

Data: 10/10 (sábado)

Horário: 9h

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

É de forma lúdica e bem humorada que o texto retrata o encontro de uma trupe de teatro já cansada e desiludida com a vida artística e Aninha a jovem menina que representa Cora Coralina. Aninha vem ao encontro da trupe para reacender a chama e a magia da arte nos corações tristes dos artistas de rua. É através de suas palavras que Aninha (Cora Coralina) faz reviver a esperança na trupe sem nome. O encontro é magico, ela vem não se sabe de onde, aparece não se sabe como, dizendo-se perdida, toca os artistas com suas historias e eles resolvem ajudá-la a chegar até a casa da ponte. É no desenrolar desta aventura de volta para a casa que toda a sabedoria de Aninha (Cora Coralina) é mostrada através de trechos de poesias e contos da autora.

 

TATÁ O TRAVESSEIRO

Artesanal Cia de Teatro (RJ)

Data: 10/10 (sábado)

Horário: 10h

Classificação: Livre (recomendado a partir de 3 anos)

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

A peça conta a história de Lipe, um menino adotado, tímido e sonhador, que tem como melhor amigo seu travesseiro, Tatá. Eles formam uma dupla inseparável, sempre pronta para viver diversas aventuras nos sonhos mais empolgantes e divertidos. Porém, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos - um vilão clássico, que rouba o travesseiro das crianças, porque acredita que é neles que os sonhos residem. Tatá empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, tendo que vencer seus medos e angústias, aos quais apenas com sua imaginação terá de enfrentar. Apesar do lirismo e do universo lúdico apresentado em cena, o espetáculo lida com questões profundas da infância, despertando uma identificação do público com o personagem principal. O espetáculo teve grande repercussão de crítica e público em suas 2 temporadas, sendo definido como “arrebatador” pelo crítico, dramaturgo e jornalista Dib Carneiro Neto.

 

A FARRA DO BOI BUMBÁ

Os Ciclomáticos (RJ)

Data: 10/10 (sábado)

Horário: 14h

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Com autoria e direção de Ribamar Ribeiro, a história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O Pai Chico traz a língua do boi e a confusão está formada. E além da história do boi, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo.

 

RAPUNZEL

Trupe de Truões (MG)

Data: 10/10 (sábado)

Horário: 16h

Classificação: Livre

Acesso: Página Trupe de Truões no Youtube

Link: https://www.youtube.com/user/trupedetruoes

Eu tive uma patroa alemã uma vez que chamava isso aqui com outro nome.  É! Lá na língua enrolada que ela falava rabanete era Rapunt-zel...Conta a empregada doméstica, Celestina, que transforma sua área de serviço em cenário para o conto de fadas. Um casal de alemães: Hildegarda e Nicolau. Ela, grávida, tem um desejo fortíssimo de comer rabanetes. Ele, com medo, pula o muro da vizinha para roubar alguns. A velha impõe uma condição: deixará ele comer todos os rabanetes, desde que a criança seja dela. Assim começa a história da menina de longas tranças que é mantida numa torre pela bruxa até a chegada do príncipe.

 

DOIS PATETAS ESPATIFADOS

Grupo Trupicão (GO)

Data: 10/10 (sábado)

Horário: 18h

Classificação: A partir de 8 anos

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

O Espetáculo está completando 10 anos em 2020:  Dois Sujeitos muito patetas, cada qual com uma vela acesa, na mão, exige que o outro apague a sua velinha, mas, nenhum dos dois quer ceder. Um acha que pode exigir do outro o que não faz, e as ameaças vão crescendo”, sem que nenhum acordo seja feito. O final dessa história já podemos imaginar!

 

O MENINO QUE VISITOU A LUA

Cegonha Bando de Criação (RJ)

Data: 10/10 (sábado)

Horário: 19h30min

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

"O Menino que visitou a Lua" é um filme ao vivo para ser visto de casa. Isso mesmo, é teatro, é cinema e é TV tudo junto e misturado e livre para todos os públicos. Pedro e Maria são amigos e matam a saudades, durante o isolamento social, por meio de uma videochamada online. Na conversa, contam sobre suas vidas, problemas e momentos divertidos. Entre os assuntos, Pedro vai relatando suas visitas míticas à complexa e encantadora Lua e a relação complicada que os dois mantêm, servindo esta relação de metáfora aos conflitos familiares no mundo real.

 

Show Musical: CURITIBIM (PR)

Realização: Parabolé (PR) - Show que reúne 5 grupos da musica infantil brasileira.

Data: 10/10 (sábado)

Horário: 20h30min

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Show online reúne cinco grupos de destaque da música infantil brasileira. A forma de consumir cultura mudou. Isso vale para os adultos e também para as crianças. É chegado o momento de usar a tecnologia a favor do desenvolvimento infantil, sobretudo no âmbito cultural visto que as crianças estão afastadas, e assim devem permanecer por tempo indeterminado, de toda e qualquer manifestação cultural presencial. Antenada a esse cenário, a produtora Parabolé Educação e Cultura anuncia a primeira edição online da Mostra Curitibim de Música para Crianças. Ao contrário dos anos anteriores, quando lotava o Guairinha com um espetáculo musical, a terceira edição será em outro palco: a internet. O público poderá assistir de casa ao show que trará 5 artistas que se dedicam a estudar, produzir e apresentar música para crianças. Eles foram selecionados depois de se inscreverem e passarem pelos critérios estudados por dois grandes nomes da cena musical curitibana, Rosy Greca e Milton Karam. Depois de avaliarem letras e melodias eles destacaram cinco nomes entre os 72 participantes de diferentes partes do Brasil: de Curitiba (Paulo de Nadal), de São Paulo (Manaká e Beto Mejía), de Campinas (Encantoré) e do Rio de Janeiro (Roni e as Figurinhas).

 

IGI – A ÁRVORE DA VIDA

GRUPO EXPERIMENTAL DE TEATRO – GET/SEDUC (GO)

Data: 11/10 (domingo)   

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Dois menestréis chegam para apresentar um espetáculo, mas em função de uma amnésia de ambos, precisam ser ajudados pelo bom e velho baleeiro da plateia que conta uma lenda ancestral: IGI: A ÁRVORE DA VIDA. Essa história fala de OJÚÀRE (olhos inocentes), um jovem rapaz que, para recuperar a saúde e felicidade de sua mãe OKANÌFÉ (coração de amor), e aconselhado pelo adivinho da aldeia, vai encontrar a “folha da vida” que habitava no ponto mais alto da copa da árvore mais antiga da aldeia: O BAOBÁ. Nessa viagem ele encontra alguns amigos e vários obstáculos, conseguindo sempre superá-los através da inteligência e dos bons sentimentos. Ao fim dessa intrépida viagem, ele não encontra exatamente o que espera, mas algo muito mais valioso, que transforma completamente os rumos de sua vida.

 

O GIGANTE EGOÍSTA

Artesanal Cia. de Teatro (RJ)

Data: 11/10 (domingo)

Horário: 10h

Classificação: Livre (recomendada a partir de 05 anos)

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Depois de passar sete anos na casa de seu amigo Ogro, o Gigante descobre que crianças invadiram seu palacete para brincar em seu jardim. Ele expulsa as crianças de sua propriedade e constrói um muro que a separa do resto da cidade. Isolado e sozinho, o Gigante percebe que o inverno hospedou-se definitivamente em sua casa e que a primavera recusa-se a voltar ao seu jardim, agora eternamente coberto pelo gelo e pela neve. Porém a chegada de um menino que resolve brincar no jardim, apesar da sua proibição, traz de volta a primavera e faz com que o Gigante reconheça o quanto tinha sido egoísta.

 

OFICINA “As cores e o movimento”

Ministrante: Miriam Druwe e bailarinos da Cia Druw (SP)

Data: 11/10 (domingo)

Horário: 14h

Acesso: Zoom – Requer inscrição antecipada pelo site www.cirandadaarte.com.br

*20 vagas

A cor é um universo encantado. Mergulhar nesse oceano de possibilidades e cromatismos é entrar em contato com o que o mundo tem de mais belo e significativo. A oficina “As cores e o movimento” proporciona uma experiência lúdica criada a partir da vontade de cada cor.

As cores estão em tudo, dentro e fora das coisas, na luz, no pigmento, entre o céu e a terra, na física e na química. Ela nunca está sozinha, sempre cercada de outras, vizinhas ou distantes e produz efeitos surpreendentes. Como uma cor se comporta ao lado de outra? As combinações, personalidades, tonalidades resultam em um quadro vivo que faz de cada participante uma tela em branco pronta para virar pintura.

 

IVAN E O PÁSSARO DE FOGO

Trupe de Truões (MG)

Data: 11/10 (domingo)

Horário: 16h

Classificação: Livre

Acesso: Página Trupe de Truões no YOUTUBE

Link: https://www.youtube.com/user/trupedetruoes

Com inspiração nas duplas cômicas e com uma leve pitada de surrealismo, dois truões – Rique e Luque - circulam pelo mundo em busca de histórias para contar. No lugar e na hora marcada, deparam-se com uma árvore que tem como frutos guarda-chuvas. Esta incrível guarda chuveira guarda uma história fascinante escondida em sua raiz: a saga de Ivan, um rapaz russo que, interessado no mistério do pássaro da pena de fogo, parte em busca da conquista da sábia lelena. Rique e Luque se aproveitam da presença dos espectadores para compartilharem esta história.

 

AS BODAS DE RAPUNZEL

ARTECORPO Teatro e Cia (RJ)

Data: 11/10 (domingo)

Horário: 17h30

Classificação: Livre

Bate-papo após a apresentação

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Rapunzel e o Príncipe estão comemorando suas Bodas Encantadas de 200 anos de casamento quando Sra. Gothel aparece. Um impasse entre eles faz com que todos voltem no tempo e vivenciem a clássica história.

 

JUVENAL, PITA E O VELOCÍPEDE

Pandorga Companhia de Teatro (RJ)

Data: 11/10 (domingo)

Horário: 20h

Classificação: A partir de 05 anos

Bate-papo após a apresentação

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

O ponto de partida de "Juvenal, Pita e o Velocípede" é o universo da memória e de como nos relacionamos com a passagem do tempo, as marcas e impressões deixadas pela infância. Ou por uma infância possível, ao mesmo tempo distante e próxima às infâncias da plateia, infância que foi vivida em outros tempos, mas que é retomada pelo poder evocativo das palavras e das imagens por elas suscitadas. Como mote inicial, ao entrar no teatro o público encontra em cena Juvenal, cerca de quarenta anos de idade. Ele faz um levantamento, um inventário de lembranças e de um objeto que fez parte da sua infância e o marcou em definitivo: o velocípede que seu tio construiu especialmente para ele. É a bordo do seu velocípede que ele viveu as maiores aventuras, ao lado de uma grande parceira e amiga, Pita. É em torno do reencontro com Pita, após um afastamento de cerca de trinta anos, que o espetáculo se estrutura, com base na expectativa que perpassa o reviver de sabores, cheiros, sons e imagens de tempos passados. Enquanto espera a amiga chegar ao teatro, ele relembra diversas histórias dos tempos de criança: como ele recebeu o nome Juvenal, o dia em que ganhou o velocípede do tio, a paixão pelo personagem japonês Ultraman, como ele conheceu a Pita, entre outras. São histórias inusitadas, engraçadas, estranhas, emocionantes, patéticas. Amiga, parceira de aventuras, confidente, conselheira, companheira em todas as horas, especialmente nas mais solitárias, Pita acompanha Juvenal durante um período importante da sua vida, período que forma o manancial do qual são afetuosamente garimpadas estas histórias.

 

À SOMBRA DE DOM QUIXOTE

Coletivo Miasombra (GO)

Data: 12/10 (segunda-feira)

Horário: 9h

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

À Sombra de Dom Quixote, em teatro de sombras, é uma livre inspiração a partir da obra de Miguel de Cervantes. O espetáculo narra o encontro de personagens poéticos com Dom Quixote em um cenário ilusório, uma fabulação contemporânea, análoga à realidade fantástica de certos Quixotes, cavaleiros de tristes figuras que encontramos em nossos caminhos.

 

 

O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ

Cia. de Teatro Sala 3 (GO)

Data: 12/10 (segunda-feira) 

Horário: 10h

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no Youtube – Link: bit.ly/35kXL3P

Uma fábula que narra à história de transformação das criaturas sob a influência do amor, num desenrolar de declarações que permeiam as quatro estações. Gato e andorinha, espécies que originalmente vivem em descompasso, apaixonam-se e degustam de uma melodia que aos poucos é interferida pelos ruídos do restante da população que vive no parque. Um amor impossível, assistido de perto pelo preconceito dos outros animais, que trazem impressos em si um retrato sócio-político da sociedade em que estamos inseridos. Um amor que percorre todas as estações do ano, nos quais sobram apenas as lembranças e uma pétala de rosa vermelha que marca para sempre o coração do apaixonado Gato Malhado.

“Gato e Andorinha estarão sempre juntos no momento em que acontecer em nós uma História de Amor.”

 

GUIA IMPROVÁVEL PARA CORPOS MUTANTES

Direção Airton Tomazzoni (RS)

Data: 12/10 (segunda-feira)

Horário: 11h

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Um grupo de bailarinos coloca em dúvida o corpo, suas partes e sua funcionalidade, em cenas que buscam redescobrir as possibilidades desse corpo modificar-se por si só, bem como com o uso de artifícios simples ou recursos tecnológicos. Desta maneira, criam um universo imaginário e lúdico para o corpo que dança. Ao aproximar-se da lógica infantil de se permitir ver, pensar e usar o corpo de múltiplas formas, o roteiro traz primeiro o reconhecimento do corpo singular para, a partir dessa fisicalidade, abrir-se à descoberta de novas maneiras de coreografá-lo. A obra de dança dialoga com o teatro, o circo e as artes visuais propondo uma composição inventiva e bem-humorada. As cenas investem no jogo e ludicidade para abordar temas como o incentivo à criatividade, o respeito às diferenças, a afirmação da diversidade, e os sabores e desafios da tecnologia na atualidade. Um espetáculo que respeita a sensibilidade e inteligência dos pequenos e pequenas.

 

OFICINA “Dança e Circo: oficina para a família”

Ministrantes: Fernanda Bertoncello Boff e Gabriel Martins

Pequenices: Arte e Educação (RS)

Atividade online no ZOOM (20 famílias)

Data: 12/10 (segunda-feira)

Horário: 14h

Acesso: Zoom – Requer inscrição antecipada pelo site: www.cirandadaarte.com.br

*20 famílias

Por meio de brincadeiras e experimentações, vamos explorar o universo lúdico da Dança e do Circo, convidando as famílias para um tempo junto, de afeto e de muitas trocas. Que tal desafiar todo mundo aí em casa a colocar o corpo em movimento? A diversão já está garantida.

 

SIMBÁ, O MARUJO

Trupe de Truões (MG)

Data: 12/10 (segunda-feira)

Horário: 15h30

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

Simbá é um marujo que se alimenta de aventuras. Sua casa é o mar. Com sua perspicácia, consegue se safar de diversas situações adversas: explora reinos fantásticos; enfrenta monstros, ilhas-peixe, aves e serpentes gigantescas, rituais macabros e elefantes inteligentes; descobre novos horizontes. Sua paixão pelas peripécias faz com que sua história adquira um tom cíclico num eterno retorno ao mar. Simbá é o equilíbrio das técnicas de teatro de objetos, acrobacia, sombras e ressignificação do corpo do ator, amalgamadas para se contar essa história de modo leve e divertido, a qual nosso público se acostumou.

 

VIVÊNCIA BARBATUQUES

Equipe Barbatuques (SP) – Ministrantes: Tais Balieiro e Maurício Maas

Data: 12/10 (segunda-feira)

Horário: 18h

Classificação: Livre

Acesso: Página FETICO no YOUTUBE – Link: bit.ly/35kXL3P

O grupo Barbatuques oferece uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. De forma prática, tal vivência proporciona aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo, como palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais entre outros; e a utilização deles na produção de ritmos e melodias. A criança explora ludicamente os sons do corpo e os objetos ao seu redor, o adulto também utilizar os sons corporais em seu cotidiano para se comunicar ou fazer música. As atividades com o Barbatuques resgatam esta percepção e o momento infantil de brincar sonoramente com o corpo, revivendo sons familiares e gerando novos sons. As atividades on line, neste momento de Pandemia, tem sido a forma de continuarmos vivenciando a arte. O grupo adaptou seu conteúdo para que estas atividades on line sejam uma experiência única, lúdica e divertida.

 

LUAS E LUAS

Grupo Zabriskie (GO)

Data: 12/10 (segunda-feira)

Horário: 20h

Classificação: Livre

Acesso: Plataforma Zoom - Requer inscrição antecipada pelo site: https://cirandadaarte.com.br/site/

*20 vagas

Luas e Luas é um espetáculo do repertório do Grupo Zabriskie que agora terá uma versão web. Juca Mole e Ana Banana vão contar e cantar (com uma linda trilha sonora original) a história de uma princesa, a boneca da Ana Banana, que quer a lua, ao vivo na internet. Juca Mole e Ana Banana convidam o público a inventarem junto esse teatro virtual, que tem tudo pra dar errado, mas vai dar muito certo com a ajuda tecnologia e do desejo de estarmos juntos em tempo de isolamento. Serão 30 minutos de pura brincadeira e muita diversão para todas as idades.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]