site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Fundo de Arte e Cultura faz pagamentos0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 22/11/2019 10:46

 

O governador Ronaldo Caiado anunciou ontem, quinta-feira (21), o pagamento dos editais do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC), relativos a 2018 e parte de 2017, que totalizam mais de R$ 30 milhões. Ao todo, são 342 projetos atendidos.  O FAC é um instrumento de fomento à Cultura administrado pela Secult Goiás e um dos principais impulsionadores do setor no Estado. Os 308 editais que estão sendo pagos são os que foram lançados e/ou empenhados em 2018, além de 34 projetos de restauro e de audiovisual de 2017 que foram aprovados no orçamento do ano passado. A responsabilidade pelo pagamento é da atual gestão. Havia um anseio do segmento cultural para a liberação desse pagamento. Todos os editais contemplados em 2018 serão pagos.

 

Contando com esses recursos, projetos de música, dança, teatro e artes visuais irão circular em turnês por todo estado de Goiás. Alguns projetos contemplados levarão os artistas goianos a cruzarem cerca de 15 estados brasileiros e mais de dez países. Entre os contemplados, 172 projetos vieram dos municípios do interior. Dos sete projetos de bolsa de formação em artes que serão pagos, quatro irão possibilitar a capacitação de artistas em cursos e mestrados no exterior. 

 

Um desses editais contempla os projetos de três grupos goianos de teatro que serão enviados, em julho de 2020, para o Festival de Avignon, na França, o segundo maior festival de teatro do mundo. Os grupos ficarão por um mês se apresentando, levando o nome de Goiás para fora. Outro edital irá levar músicos goianos para turnês na América do Sul e grupos de teatro e dança e artes visuais para festivais e grandes exposições fora do Brasil. 

 

Entre os beneficiados, estão projetos como a Feira de Artes Goiás (Fargo) e o 25º Salão Anapolino de Artes. De acordo com , secretário de Estado de Cultura de Goiás, com essa injeção de R$ 30,7 milhões, durante todo o ano, em cada semana haverá mais de três projetos ocorrendo simultaneamente.

 

Em relação aos artistas e produtores culturais, o pagamento dos editais do Fundo de Arte e Cultura significa que eles, além de garantir seu sustento e a exibição de seus trabalhos, poderão levar a cultura de Goiás para outros estados e países. Além disso, eles também aproveitam para fazer contato com outros centros culturais e outros artistas e estabelecer mais vínculos de apoio. 

 

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]