site logo
 

PUBLICIDADE

img

Goiás adere a plano nacional para redução de mortes no trânsito0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 17/11/2021 04:39

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) assina a adesão ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) na quarta-feira (17), durante a visita do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, à autarquia, às 10 horas.

 

A Estratégia estimula a soma de esforços entre esferas governamentais e sociais para implementar políticas públicas eficazes na prevenção de acidentes. Ações previstas têm potencial de preservar 86 mil vidas no período, no Brasil.

 

O objetivo do plano é a redução em 50% do número de mortes no trânsito até 2028. Em Goiás, aconteceram mais de 78 mil acidentes em 2020, quando foram registrados 1,5 mil óbitos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.

 

O Pnatrans estimula a soma de esforços das esferas governamentais e sociais para implementar políticas públicas eficazes na prevenção de acidentes. É dividido em seis pilares e agrupa as ações em iniciativas que destacam as áreas de atuação prioritárias, permeando desde o planejamento das vias até o resgate das vítimas. Por isso, envolve diversos órgãos governamentais da área de trânsito, transporte, infraestrutura e saúde, além da iniciativa privada.

 

O primeiro pilar do plano prevê a gestão integrada do sistema viário e o avanço do processo de tratamento de dados e consolidação do Registro Nacional de Estatística de Trânsito (Renaest). O pilar “Vias Seguras” prevê a adequação da classificação viária e dos limites de velocidade às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

A segurança veicular é outro tópico que deve ser reforçado. O Pnatran traz parâmetros mais seguros e busca fazer com que os veículos e itens de segurança, como capacetes, vendidos no Brasil estejam em conformidade com as melhores práticas mundiais.

 

A educação de trânsito e a fiscalização ganharam lugar de destaque no plano. Como a abordagem educativa tradicional tem resultados de médio e longo prazo, a proposta é estimular o engajamento da imprensa e promover campanhas de mídia para alcançar resultados em curto prazo. Já a fiscalização deve ser focada no combate às principais causas de acidentes, como o excesso de velocidade e o consumo de álcool e outros psicoativos.

 

O socorro das vítimas de acidentes de trânsito também deve ter atenção especial das esferas públicas. O tempo de atendimento é crítico para reduzir o risco de morte ou lesão grave. Por isso, o plano prevê que a prestação de socorro deve ser coordenada entre as diferentes áreas de especialidade.

 

SERVIÇO

Assinatura do Pnatrans pelo Detran-GO
Quando: Quarta-feira (17/11), às 10h

Onde: Auditório do Detran-GO, Bloco 15 - Avenida Atílio Correia Lima, Cidade Jardim

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]