site logo
 

PUBLICIDADE

img

Vida Seca oferece oficinas, shows e cartilha de instrumentos feitos de sucata0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 01/07/2022 02:18

 

Foto: Juliana Cordeiro


Entre os meses de julho e setembro, o Grupo Vida Seca realizará oficinas, shows, capacitação e lançamento de cartilha pelo projeto ProvocaSom. A programação começará em julho, com uma oficina de construção de instrumentos conduzida pelo artista mestre em lutheria Márcio Vieira.

 

No dia 7 de julho, Márcio oferecerá uma oficina às 15h, aberta ao público na Comunidade Educacional de Pirenópolis. Entre os dias 8 e 10, será a vez do Vida Seca imergir numa formação com o luthier, para aprimorar os conhecimentos sobre construção de instrumentos. Em agosto, Vida Seca compartilhará com o público o resultado desse aprimoramento em dois shows, nos dias 18 e 19 de agosto, no Teatro do IFG. Ainda em agosto, a partilha prosseguirá com o lançamento de uma cartilha com a metodologia e instrumentos utilizados pelo grupo.

 

O grupo Vida Seca desenvolve desde 2004 um trabalho pioneiro em Goiás em que pesquisa e cria instrumentos com materiais descartados e alternativos. Com os integrantes Danilo Rosolem, Igor Zargov, Ricardo Roqueto e Thiago Verano, latas de tinta, de óleo lubrificante e pedaços de calha para fiação elétrica se tornam uma bateria, ou melhor, uma sucateria. Trata-se de uma longa trajetória de pesquisa em luthieria contemporânea em que o grupo construiu e criou diversos instrumentos, partindo de ideias originais ou de pesquisas de trabalhos já existentes, montando um acervo instrumental único no estado.

 

Em 2022, com o projeto ProvocaSom, o grupo visa aprimorar esse trabalho e compartilhar com um público ainda maior essas experiências e conhecimentos que não são apenas musicais, mas carregam um peso social. Com esse trabalho, o grupo ressignifica e transforma o sentido de materiais descartados pela sociedade, que contribuem para um desequilíbrio ambiental. Assim, Vida Seca aposta na arte como ferramenta para mobilização social.

 

SERVIÇO:
Projeto ProvocaSOM - Vida Seca

Oficina de construção de instrumentos com Márcio Vieira
Data: 7 de julho
Horário: 15h às 17h
Local: Centro Educacional de Pirenópolis
Aberto à comunidade, gratuita. 

Shows com Vida Seca
Datas: 18 e 19 de agosto
Horário: 20 horas
Local: Teatro do IFG
Entrada: gratuita

Lançamento de cartilha de instrumentos e metodologia do Vida Seca em agosto 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]