Leodegária de Jesus ganha exposição | 0 comentário |
Vem Aí
Publicado em 07/08/2024 00:10
A Exposição Entre Lyrios e Orchideas - a pássara ferida traz a contemporaneidade da escritora, jornalista e intelectual negra, Leodegária de Jesus, em comemoração aos 135 anos de nascimento.
O lançamento acontece na sexta-feira (8), no Museu das Bandeiras, na Cidade de Goiás, às 19 horas. O tributo, que se estende até 30 de dezembro, reúne reprodução de documentos, fotografias, poemas, certificados de títulos, que retratam o enfrentamento ao racismo e machismo na época do coronelismo goiano.
No lançamento, ainda será entregue a Comenda Leodegária de Jesus, promovida pela vereadora Elenízia da Mata, uma das idealizadoras da exposição, para 30 convidados.
Na noite inaugural, durante da expografia, haverá a vocalização dos poemas da autora, realizados pela própria Elenízia e por Bianka Cristina Neto, professora e bordadeira, que se entrecruzam no percurso da exposição.
O tributo à precursora na luta pela igualdade de gênero e pela participação das mulheres na política não se restringe apenas à mostra.
Para prestigiar a mulher que abriu as portas da literatura goiana, ainda terá oficinas de bonecas de pano, bordados tradicionais e de poemas; lançamento de um documentário sobre a vida e obra e o lançamento deedital de Escrita de Poemas para a adolescentes da rede pública de ensino e para mulheres a partir de 40 anos, que resultará na publicação, em novembro, de um livro com os textos selecionados.
Todas as informações para inscrições e sobre a mostra estarão no site, que será lançado junto à exposição.
SERVIÇO
Exposição- Entre Lyrios e Orchideas, a pássara ferida
Visitação: 8 de agosto a 30 de dezembro de 2024
Horários: Terças, domingos e feriados: das 9h às 13h
Quartas a sábados: 9 às 19h
Local: Museu das Bandeiras
Grátis e sem necessidade de agendamento prévio.