site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Martim Cererê promove evento para mães empreendedoras0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 27/04/2024 15:38

 

Foto: Mariana Pimentel


O dia dedicado às mulheres pretende reunir mães produtoras, em uma oficina voltada para elas, artistas e produtoras goianas, em uma palestra sobre mulheres nas artes cênicas, e toda a família, em um show musical gratuito, com repertório de Maria Bethânia.

 

Transformar mães em líderes culturais. Esse o objetivo da oficina "Execução e acompanhamento de projetos de fomentos culturais em Goiás para mães empreendedoras da Economia Criativa", com Gabrielle Carvalho.

 

A aula inaugural da oficina, que ao todo terá dezesseis horas, será no sábado, 4 de maio, às 16h, no Centro Cultural Martim Cererê. A aula será seguida de uma palestra ministrada por Mariana Pimentel, às 17h30, com o tema “Mulheres nas artes cênicas: revoluções, subversões e reconstruções”. Por fim, a cantora Helena Caetana realiza um show, a partir das 20h, com um repertório especial, de músicas da grande Maria Bethânia.

 

Todas as atividades integram o projeto “Dinamização do Centro Cultural Martim Cererê”, cuja realização é da Produtora Fluir Experiências, com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Toda a programação é gratuita. As inscrições para a oficina serão feitas na data do evento, com o limite de 25 participantes, por ordem de chegada. 

 

Segundo Wellington Dias, produtor responsável pelo evento, este será um dia marcante e muito importante para a cultura e o empreendedorismo feminino em Goiás. Segundo Wellington, a proposta é justamente reconhecer e criar oportunidades para uma parcela da população que encontra poucas oportunidades e muitas barreiras no mercado de trabalho formal, e que na economia criativa pode encontrar espaço para o empreendedorismo e a geração da própria renda e a renda da sua família.

 

Oficina para mães empreendedoras da Economia Criativa, com Gabrielle Carvalho

Este será um curso intensivo dedicado a mães empreendedoras com mais de 20 anos. Com uma carga horária total de 16 horas, o programa é estruturado em quatro módulos fundamentais que abordam desde a introdução à economia criativa e fomento cultural, identificação de oportunidades, execução de projetos culturais, até o acompanhamento e avaliação de projetos.

 

O objetivo é preparar as participantes para desenvolver, executar e acompanhar projetos culturais de sucesso, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia criativa local. Especificamente, visa equipar as mães empreendedoras com ferramentas práticas para a gestão eficiente de projetos, incluindo planejamento, cronograma, orçamento, além de estratégias de liderança e colaboração em equipe.

 

O programa vai abordar uma vasta gama de áreas incluindo Arte e Cultura Digital, Produção Cultural, Gastronomia, História, Gestão Cultural, e muitas outras.



Palestra “Mulheres nas Artes Cênicas: revoluções, subversões e reconstruções” com Mariana Pimentel

Nesta palestra dialogada a proposta é conversar sobre os lugares que as mulheres têm ocupado nas artes cênicas brasileiras e as questões de gênero que ainda estão latentes neste processo constante de afirmação que envolvem as (re)existências femininas.

 

Por meio do compartilhamento de artistas e projetos que abordam essa temática numa perspectiva interseccional, serão articuladas as percepções das participantes, encaminhando ideias que possam colaborar com soluções diante das problemáticas que ainda permeiam este debate.

 

A palestrante Mariana Pimentel é do Ceará, mas vive no Rio de Janeiro, em Guapimirim. Além de ser artista da dança, Mariana também é gestora de projetos culturais, além de pesquisadora no campo das artes da cena. A convidada é Mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa, sendo que suas produções autorais tratam das relações políticas entre corpo, espaço, identidades e noções de coletividade. 

 

Mariana também é sócia-fundadora da Dos Voos, produtora que desenvolve projetos multilinguagens. De 2012 a 2022 ela foi analista de artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc, onde coordenou de forma compartilhada projetos como o Palco Giratório e Sesc Dramaturgias, além de mobilizar, realizar curadorias e consultorias de projetos de dança por todo o país. 

 

Helena Caetana canta Maria Bethânia

Helena Caetana é cantora, compositora e produtora audiovisual. Estuda no Instituto Federal de Goiás, Campus Goiás, no curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. É integrante e vocalista do projeto “Onomatorquestra” (2020) e curadora da “Mostra Clandestina” desde 2021. Entre suas práticas artísticas no setor audiovisual estão produções de videoclipes e curtas-metragem.

 

Música no Prato: outras atrações em Maio

Inspirado pela canção "Comida", da banda Titãs, o evento "Música no Prato" propõe uma fusão inédita entre gastronomia e música brasileira, destacando-se como uma iniciativa pioneira na celebração da cultura, arte e economia criativa.

 

O encontro acontece no dia 11/05 (sábado), das 12h às 22h, no Centro Cultural Martim Cererê, e a ação também integra o projeto Dinamização Martim Cererê, que visa, além do entretenimento, o fortalecimento e o diálogo entre diferentes expressões culturais. Os ingressos custarão R$ 60 e R$ 30.

 

Com apenas 1000 ingressos à venda, o Música no Prato terá um formato diferenciado. Ao longo do dia, o público terá a oportunidade de experimentar uma variedade de pratos, todos eles dispostos em três estações de alimentação, sendo que cada estação fará homenagem a um artista da música brasileira. Os temas dessas estações serão: Música no Prato; Botecos e Biroscas; e Mafuá. Segundo os organizadores, a limitação de ingressos foi pensada justamente para proporcionar uma experiência confortável ao público presente.

 

 A trilha sonora do evento ficará à cargo de cinco DJ’s locais (DJ Mucio; DJ Cássia; DJ Gabi Matos; ⁠DJ Pri Loyola e DJ Will), e uma atração nacional, o músico multi-instrumentista Mário Broder, do Rio de Janeiro/RJ. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Sympla: https://bit.ly/4aUXjaX 

 

SERVIÇO

Dinamização Martim Cererê

Data: 04 de maio (sábado)

Local: Centro Cultural Martim Cererê (St. Sul, Goiânia/GO)

 

Programação:

16h - oficina com Gabrielle Carvalho - "Execução e acompanhamento de projetos de fomentos culturais em Goiás para mães empreendedoras da Economia Criativa"

17h30 - palestra com Mariana Pimentel - Tema “Mulheres nas artes cênicas: revoluções, subversões e reconstruções”

20h - Show Helena Caetana canta Maria Bethânia

 

ENTRADA FRANCA

(Oficina com vagas limitadas a 25 mulheres)

 

Programação seguinte:

 

FESTIVAL MÚSICA NO PRATO

Data: 11 de maio de 2024 - Horário: 12h às 22h

Local: Centro Cultural Martim Cererê

 

Mais informações: aqui

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]