site logo
 

PUBLICIDADE

img

Ministra da Cultura destaca avanços no G200 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 15/03/2024 01:59

 

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, abriu nesta quarta-feira (13), em Brasília, a reunião do Grupo de Trabalho de Cultura do G20 no Brasil. Realizada por videoconferência, contou com a participação de representantes de países membros do grupo, de países convidados e de organizações internacionais.

 

A partir de agora, os próximos encontros do GT serão presenciais. A atividade teve ainda a presença do secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, e do Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Bruno de Melo.

 

Este é o quarto ano de reuniões de Cultura no G20, grupo composto pelas 20 maiores economias do mundo. A primeira foi em 2021, sob a presidência da Itália. Depois passou pela Indonésia, Índia, e agora, está no Brasil – o país assumiu, pela primeira vez, a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023 e permanecerá no posto até 30 de novembro deste ano.

 

Ao longo de 2024 serão realizados 130 encontros - 24 deles ministeriais, em 15 cidades-sede das cinco regiões do país: Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).

 

A chefe da Cultura destacou as conquistas obtidas na reunião realizada em Varanasi, na Índia. “Na declaração dos líderes do G20 da Índia, conseguimos obter a chancela dos líderes sobre a importância do setor criativo para o crescimento inclusivo; o papel da cultura como meio para o desenvolvimento sustentável; a necessidade de aproveitar as tecnologias digitais para a proteção e promoção do patrimônio cultural”, completou.

 

Quatro eixos nortearão as ações do GT ao longo de 2024: Diversidade cultural e inclusão social; Direitos autorais e ambiente digital; Economia Criativa e desenvolvimento sustentável; e Preservação, salvaguarda e promoção do Patrimônio Cultural e Memória.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]