site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Mostra com filmes de horror dirigidos por mulheres é prorrogada0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 24/12/2021 05:20

 

A Mostra Les Diaboliques: Diretoras de horror 1980-1999, da 13ª CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, foi adiada até 31 de dezembro. Com curadoria de Beatriz Saldanha, a programação paralela apresenta uma seleção especial de 20 longas-metragens de horror dirigidos por 14 diretoras pioneiras do gênero nos Estados Unidos nas décadas de 1980 e 1990. As produções podem ser conferidas de forma online e gratuita, no streaming Darkflix e no link da mostra.

 

O objetivo da mostra paralela da 13ª CRASH é propor o resgate dessa cinematografia e celebrar o trabalho destas pioneiras tendo em vista que, por mais que a trajetória de diversas cineastas apagadas pela história oficial venha sendo resgatada pela pesquisa e crítica de cinema nos últimos anos, as realizadoras de horror geralmente ficam de fora desses esforços e permanecem ocultas, conhecidas e reconhecidas apenas em pequenos nichos, conforme destaca a pesquisadora, crítica, Doutoranda em Comunicação Audiovisual pela UAM com pesquisa sobre horror francês e curadora da mostra Beatriz Saldanha.

 

A curadora pontua, ainda, que o fato destes filmes terem sido dirigidos por mulheres não significa que sejam filmes feministas. “Além de, evidentemente, a ideologia ser um traço individual, a maioria destas mulheres estavam inseridas em um contexto comercial, não-autoral e nadavam a favor da maré. Ainda assim, muitas delas não tiveram a oportunidade de dar prosseguimento às suas carreiras, relegadas ao ostracismo”, ressalta.

 

A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico foi criada em 1999 como um espaço alternativo para circulação de vídeos independentes. O festival, que é uma realização da MMarte Produções, aposta no circuito não convencional, dedicando inteiramente sua programação ao cinema de gênero, que contempla fantasia, horror, ficção científica e afins.

 

Nesta edição, que aconteceu de 09 a 17 de dezembro, 64 curtas-metragens e 6 longas vindos de 18 países foram selecionados para a mostra competitiva, que elegeu as melhores produções em quatro categorias: curta-metragem nacional, curta-metragem internacional, longa-metragem e, pela primeira vez, melhor animação.

 

O festival também foi marcado pela live de pré-lançamento do livro Uma Introdução ao Cinema Underground Americano, com participação do escritor norte-americano Sheldon Renan, e pelo lançamento virtual da HQ CRASH 13, criada pelo quadrinista e artista gráfico Law Tissot e pelo idealizador da mostra Márcio Júnior. Mais informações em https://www.mostratrash.com/.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]