site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Nova Veneza recebe Sérgio Reis0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 27/05/2023 02:53

 

Foto: Divulgação


A 17ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, que acontece entre os dias 1 a 4 de junho deste ano, organizou uma programação inédita para contemplar o interessante mix culturas goiana e italiana.

 

Com o tema “Uma Itália em Nova Veneza”, o Festival contará com a abertura oficial do cantor Sérgio Reis, a partir das 22 horas do dia 1º de junho, com entrada gratuita. O show é uma realização do Sesc na programação do festival.

 

Grande referência no sertanejo raiz, um dos ritmos mais tocados em Goiás, o cantor vai animar a primeira noite dos visitantes com seus maiores sucessos. E, claro, ele vai agregar um toque da cultura italiana de seus ascendentes na sua música com canções como “O Mineiro e o Italiano”, de sua autoria, e a versão italiana da música "Menino da Porteira". 

 

A mistura de culturas também acontece em um prato desenvolvido pela Cozinha da Nonna, desde a primeira edição do Festival Italiano de Nova Veneza, que é campeão de vendas: o molho “Goiás é Bom Demais”. O molho é feito com pequi, frango desfiado e açafrão e é exemplo da adaptação da culinária goiana com a italiana, marca registrada do evento, com a perspectiva de reunir mais de 120 mil pessoas. 

 

A chef responsável pela cozinha oficial do Festival, Vânia Maria Alves, criou a receita para homenagear a cultura italiana com um toque regional. “Na época, queríamos uma receita da cidade. A ideia era misturar Goiás com a Itália, fazer uma troca. Então fizemos alguns testes com pequi in natura e incrementamos com frango desfiado e requeijão”, revela Vânia. Digno de Masterchef, o delicioso prato mistura o sabor do cerrado goiano com as massas típicas da Itália.

 

Mas o que predominará mesmo no evento é mesmo a cultura italiana. Estão previstas apresentações de dança  típica do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, da cidade homônima de Nova Veneza, em Santa Catarina; show com Os Tenores do Brasil  e do cantor Valdir Amaral, que trazem no seu repertório músicas italianas. No sábado, tem o tradicional  baile de máscaras com a Banda Gênova, formada por descendentes italianos especialmente para o festival.

 

Os visitantes também poderão desfrutar da elogiada gastronomia italiana. Cerca de 30 estandes oferecerão todos os tipos de massas como, macarrão, lasanha, nhoque e a famosa polenta frita.

 

Para Maria do Carmo Basílio,  uma das organizadoras do Festival Italiano de Nova Veneza, em meio a toda essa fartura e musicalidade, o público poderá experimentar o maior legado que o italiano deixou para a cidade: a alegria e a confraternização. “Tanto os descendentes quanto os que abraçaram a cultura daqui valorizam a confraternização em torno de uma boa mesa. Amamos sentar juntos com familiares e amigos para uma refeição,  que alimenta não só o organismo, mas também o coração", diz.

 

SERVIÇO

Festival Italiano de Nova Veneza

Data: 1º de junho

Horário: A partir das 19h

Onde: Praça da Matriz - Igreja de Nª Srª do Carmo 

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]