site logo
 

PUBLICIDADE

img

Plano de requalificação da coleta orgânica avança na capital0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 24/12/2021 03:37

 

Foto: Luciano Magalhães


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), desenvolveu estudos, mapas e projetos com o objetivo de requalificar a coleta orgânica na cidade. Com apenas 12 meses de gestão, foram alcançadas melhorias nos serviços, além da valorização social do profissional gari que limpa as ruas da capital, com uma gestão humanizada.

 

Priorizando nova reestruturação, Alex Gama assumiu a presidência da Comurg em abril com objetivo de avançar na qualidade dos serviços prestados. Para isso, revisou e estabeleceu diretrizes na distribuição geográfica para dinamizar o circuito da coleta. “A execução da coleta necessita de estudo e planejamento prévios para maior eficiência. Buscamos manter o que estava dando certo, mas redimensionamos outros serviços, refazendo o mapeamento em busca requalificação”, esclarece Gama.


Por dia, a Comurg recolhe uma média de 1.200 toneladas de resíduos domiciliares. Em 2021, de janeiro a junho, foram recolhidos mais de 213 mil toneladas. Já no segundo semestre, esse dado parcial até novembro é de 181 mil, somando 395 mil toneladas de lixo gerado nas casas e nos pequenos comércios dos goianienses. A Companhia também fez o manejo de 6 mil toneladas das repartições públicas municipais.


A coleta em Goiânia é realizada em três circuitos: segunda, quarta e sexta-feira; terça, quinta e sábado; e diário. Já os horários variam das 7h às 16h e das 19h às 4h. No total, são 133 circuitos que atendem todos os bairros da cidade.

 

O serviço inicia em um dos 47 Pontos de Apoio (PAs). A partir do PA, servidores e equipamentos são distribuídos para execução de suas atividades. O cronograma é realizado sempre nos mesmos dias e horários, a fim de habituar os moradores a colocarem os sacos de lixo somente nos períodos estabelecidos.


A Comurg esclarece que a coleta orgânica recolhe apenas o lixo domiciliar orgânico. Os entulhos, poda de árvores, móveis, recicláveis, eletrônicos e pneus devem ser levados até um dos quatro Ecopontos Municipais. Caso sejam recicláveis, os cidadãos podem aguardar o caminhão da Coleta Seletiva. No caso de móveis e outros objetos reutilizáveis, as pessoas podem solicitar o recolhimento por meio do Cata-Treco, através dos telefones 623524-8500 e 9 8596-8555.

 

Foi inaugurada, recentemente, a Central Logística Reversa, na Av. T-14, Qd S9-A, Lt 09, Setor Bela Vista (antigo prédio da Secretaria Municipal de Trânsito, atual SMM), local em que é possível descartar aparelhos eletroeletrônicos.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]