site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Prefeitura inaugura Pomar dos Macacos no Parque Areião0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 22/12/2021 04:18

 

Foto: Sinésio Oliveira


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), inaugura nesta quarta-feira (22), o Pomar dos Macacos, no Parque Municipal Areião Washington Novaes, um espaço reservado para o plantio de mudas de árvores frutíferas.

 

Se você já frequentou o parque, certamente observou que os macacos, especialmente os macacos pregos estão por toda parte, e para garantir o bem-estar e alimentação natural e segura para os bichinhos, a Amma irá plantar 150 mudas no local.

 

Entre as espécies escolhidas, estão as árvores de pitanga, caju, ingá, jabuticaba, mangaba, seriguela, abacate e outras. A iniciativa, além de recompor a área vegetativa que é cíclica e necessita dessa recuperação por conta das quedas e retiradas necessárias, também visa estimular que os frequentadores parem de alimentar os animais de forma indiscriminada.

 

A médica veterinária e gerente de Fauna da Amma, Isabela Saddi, explica que quando as pessoas oferecem alimentos atrapalham o instinto de sobrevivência dos macacos. “Quando os animais perdem o medo dos humanos e criam um imprinting, passam a sair de seus hábitats naturais, e esse comportamento pode gerar ataques, transmissão de doenças e até atropelamentos”, explica.

Isabela reforça ainda que o perigo de contágio não é só do animal para o ser humano, o contrário também acontece e pode ser letal, como a transmissão da herpes labial, que se adquirida pelos macacos através da prática de dividir o alimento, leva o animal a óbito.

 

O Pomar dos Macacos além das novas mudas, também recebeu uma placa de identificação e uma placa orientativa, que pretende conscientizar os frequentadores a abandonarem o hábito de oferecer alimentos aos animais.

 

Além dos primatas, outras espécies também vão se beneficiar do projeto, as aves e pequenos mamíferos, como os gambás, que em breve terão uma grande variedade frutífera, o que contribuirá também para a disseminação de sementes.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]