site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Projeto Cidade Inteligente avança em Goiânia0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 27/05/2023 02:15

 

Foto: Secom


A Prefeitura de Goiânia desenvolve, desde o início da gestão Rogério Cruz, o projeto Cidade Inteligente. O objetivo da administração é realizar ações com planejamento para alcançar os melhores resultados que impactem diretamente no dia a dia de quem vive e trabalha na capital.

 

“O legado que queremos deixar para nossa Goiânia é uma cidade inteligente, com soluções inovadoras e sustentáveis para as principais demandas da população”, destaca o prefeito Rogério Cruz.


Os recém-inaugurados terminais Recanto do Bosque, Isidória e Paulo Garcia já estão equipados com elementos de tecnologia, conectividade e monitoramento.

 

No aspecto de segurança e monitoramento, já são 97 câmeras em ruas, unidades de atendimento e parques. E o Projeto Sandbox, que são áreas exclusivas para testes de equipamentos e metodologias, passa por reformulação, para adaptar-se às melhores alternativas tendo em vista sua implantação. Goiânia é destaque nos rankings mais robustos em Cidades Inteligentes, e realiza o intercâmbio de ideias com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

A Prefeitura de Goiânia já acerta outras parcerias com parques tecnológicos da Universidade federal de Goiás (UFG), de São José dos Campos, e com o Governo do Estado de Goiás. A correta compreensão de cidade inteligente não se resume somente à visão de uma cidade digital. É necessária a percepção da sociedade em relação aos avanços mais abrangentes da qualidade de vida dos cidadãos.

O Connected Smart Cities, plataforma importante do setor no Brasil, exemplifica que existe grande abrangência e vários eixos quando se define cidades inteligentes. Cidades inteligentes são, em princípio, focadas no cidadão. A tecnologia e outras ações que visam este mesmo objetivo são elementos para que este intento seja alcançado.


Praticamente todas as áreas da gestão municipal fazem parte deste processo, como infraestrutura, urbanismo, educação, empreendedorismo, mobilidade, saúde, meio ambiente, esporte e lazer, tecnologia e inovação. Todos os eixos visam a qualidade de vida do cidadão.


Exemplos já em operação, o aplicativo Saúde Fácil agiliza o agendamento de consultas e a entrega de medicamentos. Os sistemas de telegestão em fluxo interno operacional estão em estudos para implantação.


A Secretaria Municipal de Educação (SME) implanta sistemas tecnológicos para reconhecimento facial em escolas. Na área de mobilidade, inúmeras iniciativas facilitam a vida dos moradores, como o Cartão Família, Meia-Tarifa, Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador. Estas ações são empreendidas pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).

 

As secretarias municipais de Mobilidade (SMM) e Infraestrutura (Seinfra) realizam operações de alterações de tráfegos urbanos, como o caso da Região da 44 e do Jardim América, bem como os testes para implantação de via reversa.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]