site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Psicopedagoga dá dicas de comunicação positiva com crianças0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 16/05/2022 23:38

 

A comunicação positiva tem sido considerada uma das principais ferramentas oferecidas pelas ciências comportamentais aplicadas no processo educacional das crianças. Para falar sobre o assunto com propriedade, a Psicopedagoga do Sesc Faiçalville (Goiânia-GO), Isabella Segato, compartilhou algumas dicas e comentou sobre a importância de se exercitar essa ferramenta no dia a dia.

 

Segundo ela, a comunicação saudável e positiva entre pais e filhos tem influência direta na educação e formação das crianças. “Saber se comunicar positivamente torna o processo de compreensão e reflexão das crianças mais fácil”, comenta Segato. A profissional essalta ainda o valor de se apostar nessa modalidade de comunicação com qualquer pessoa.

 

“Quando falamos em comunicação positiva, falamos de uma comunicação feita através de mensagens honestas, empáticas e sem esquecer a pessoa com quem estamos a falar. Não é difícil conseguir estabelecer essa comunicação positiva. São apenas alguns ajustes no que se fala e na maneira em que se escuta o outro”, salienta Isabella. Para assistir à entrevista completa, clique aqui.

 

A profissional também compartilhou algumas dicas para auxiliar mães e pais a reformularem a forma como se comunicam com seus filhos. Confira:

 

1- Controle o tom de voz

O tom de voz é um quesito muito importante. Utilize um tom de voz mais tranquilo, sem alterar. Ser firme com a criança é diferente de ser impositivo.

 

2- Evite falar sempre "Não"

Procure outras formas de dizer não às crianças. Ao dizer “não” para tudo, a palavra fica banalizada, e a criança tende a dar menos atenção. Verbalize o que você quer que a criança faça ao invés de dizer o que ela não deve fazer. Isso coloca atenção no jeito mais correto de agir e é melhor compreendido por elas.

 

3- Demonstre afeto

Sempre que for conversar com a criança procure estabelecer um contato físico mais agradável, como um carinho na mão, um abraço. Esse afeto vai demonstrar para a criança que você se importa com ela e torná-la mais confiante.

 

4- Diga palavras positivas

Sempre encoraje a criança com palavras positivas. Na sua fala, você tem que demonstrar o valor que essa criança tem para você, reforçando as qualidades dela, o quanto ela é amada e importante na sua vida.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]