site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Queijo cabacinha é declarado Patrimônio Cultural de Goiás0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 02/03/2021 03:38

 

O queijo cabacinha foi declarado Patrimônio Cultural do Estado, por meio da Lei Estadual nº 20.963, de 13 de janeiro de 2021, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, com texto de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (DC).

 

Apesar de ter origem italiana, é produzido tradicionalmente há 80 anos nos municípios de Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Portelândia, Doverlândia e Perolândia, que ficam na região do Araguaia. Muito querido pela população, o nome diferenciado do queijo vem do seu formato, que, na preparação, é amarrado e pendurado para secar.

 

Na reivindicação do projeto, que foi apresentado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em 2019, Eduardo Prado justificou que a receita do queijo cabacinha já é uma tradição que foi passada de geração em geração e que sua declaração como Patrimônio Cultural de Goiás proporciona reconhecimento à região, garantindo proteção aos produtores rurais que detêm essa técnica de produção, além de impulsionar a economia local.

 

A partir da sanção da lei, o próximo passo para que esse bem seja inscrito nos livros de tombo do Estado é a abertura de um processo administrativo junto à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que pode ser solicitado pelos seus detentores. A partir daí, a Secult instrui o processo com pesquisas e levantamentos sobre o patrimônio, produz um dossiê e encaminha para apreciação do Conselho Estadual de Cultura. Após o parecer do conselho, o processo retorna à Secult. No caso de aprovação pelo conselho, é feito, então, o registro no livro de tombo correspondente.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]