site logo
 

PUBLICIDADE

img

Residências em Gestão Autônoma em Arte e Cultura começam nesta quinta0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 27/04/2016 10:20

Jorge Sepúlveda e Guillermina Bustos
 

Começa nesta quarta-feira (27) a primeira residência do projeto Gestão Autônoma em Arte e Cultura, com o convidado chileno Jorge Sepúlveda e com a argentina Guillermina Bustos. O projeto será uma oportunidade única para produtores, gestores e artistas goianos aprofundarem e aperfeiçoarem os conhecimentos em gestão cultural e artística, sem nenhum custo em Goiânia. 

 

Essa é a primeira etapa de seis do projeto financiado pelo Fundo Estadual de Cultura. Assim como nessa primeira residência, as próximas contarão com a presença de um convidado vindo de um local diferente da América Latina, trazendo a experiência de sua realidade enquanto gestor cultural.

 

O intercâmbio será no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (CEP Basileu França), com uma aula inaugural ministrada por Márcio Pizarro Noronha, curador e gestor do projeto. O encontro segue até o sábado, com a presença de Jorge e Guillermina. Desta edição participam como alunos 35 pessoas, selecionadas através de análise de currículo e carta de aceite.

 

Jorge Sepúlveda é curador independente e crítico de arte. Já realizou e assessorou mais de 25 exposições coletivas e individuais de artistas sul-americanos. Em dezenas de conferências e seminários em países americanos e europeus, discutiu sobre artes visuais contemporâneas, circuitos de arte, fundos culturais públicos, imaginário artístico e imaginário social.  

 

Já Guillermina Bustos é licenciada em arte, com especialidade em Pintura. Artista e gestora independente, já foi beneficiada com prêmios para investigação em artes. Já realizou mais de 20 exposições em diversos países, como Argentina, Chile, México e Colômbia. Já coordenou quatro edições do Encontro de Paisagem Contemporânea em Córdoba, Argentina, e é membro do conselho de administração da Fundaçión Cultura Confines, que se dedica à gestão e educação em arte contemporânea em locais rurais.

 

Cada edição contará com a presença de um convidado distinto. Nos dias 5 a 7 de maio participará da residência outra argentina, a investigadora de arte contemporânea, Ilze Petroni. Já nos dias 19 a 21 do mesmo mês será a vez do gaúcho, gestor cultural e curador, Fabiano Barros trazer sua experiência a Goiânia. Em junho, a gestora cultural Erandi Fajardo, do México, será a responsável pela troca de experiências e entre os dias 30 de junho e 02 de julho será o gaúcho Miguel Cisto, produtor cultural, ator e bailarino.

 

Os convidados escolhidos por Márcio integram uma rede de investigação e diálogo, por onde o produtor tem transitado. Para a escolha pesaram os currículos, as experiências e as relações nos debates políticos e culturais que têm ocorrido. Desta forma, os participantes do curso terão contato com experiências de gestão a partir de distintas realidades culturais e políticas.

 

Ao fim do curso, haverá duas publicações. A primeira, ainda durante o curso, em junho, será uma edição especial da revista Arte da Cena, da Universidade Federal de Goiás, com textos em versões curtas dos convidados e daqueles envolvidos com o curso ou com o debate.  Ela terá uma versão eletrônica e também um número impresso. Ao fim do curso, a publicação de um e-book destinado aos textos dos participantes do projeto, em especial dos convidados e do curador, Pizarro. 

 

Serviço:
Residências e Seminários -  Gestão Autônoma em Arte e Cultura
Inscrições: Abertas apenas para as próximas etapas
Os interessados devem enviar e-mail para [email protected], com currículo resumido (1 lauda) e carta de intenção (1 lauda)


Valor: todas as atividades são gratuitas

 

Residências e Seminários:
27/04 (4ª feira): Palestra de abertura com Marcio Pizarro Noronha (GO)

28 a 30/4 (5ª a sábado): Jorge Sepúlveda (CHI) e Guillermina Bustos (ARG).
04/05 (4ª feira): Seminário com Márcio Pizarro Noronha (GO)

05 a 07/05 (5ª a sábado): Ilze Petroni (ARG).
18/05 (4ª feira): Seminário com Márcio Pizarro Noronha (GO)

19 a 21/05 (5ª a sábado): nome a confirmar
13 a 18/06 (2ª a sábado): Erandi Fajardo (MEX)
29/06 (4ª feira): Seminário com Márcio Pizarro Noronha (GO)

30/06 a 02/07 (5ª a sábado): Miguel Sisto (RS).
06/07: Marcio Pizarro (GO) – encerramento

 

Horários:
Todas as atividades em dias úteis, de 4ª a 6ª feira: das 19h30 às 21h30.

Sábados: de 9h às 12h

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]