site logo
 

Secult promove encontro de bibliotecas públicas0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 12/05/2021 00:46

 

Bibliotecas Públicas: desafios e perspectivas foi o tema escolhido para o Ciclo I, do Encontro Virtual do Sistema Estadual de Goiás de Bibliotecas Públicas, promovido pela Gerência de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico da Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) a partir desta quinta-feira (13).

 

O encontro visa a uma reflexão sobre os cuidados e a segurança dos usuários e servidores das bibliotecas públicas, frente aos desafios impostos pela epidemia da Covid-19. Questões como acessibilidade e conservação de documentos textuais também serão debatidos nesse encontro.

 

O primeiro ciclo será composto por duas palestras e uma oficina, que acontecerão mensalmente e serão ministradas por profissionais da área. A abertura do evento, no dia 13 de maio de 2021, será realizada pelo secretário interino de Cultura de Goiás, César Moura.

 

A primeira palestra será ministrada por Maria Aparecida Andrade de Oliveira Tsu, com o tema “Biblioteca: Serviços e o Protocolo em Decorrência da Pandemia da Covid-19”. Maria Aparecida é bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Coordenadora-Geral de Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas SIB/IFG.

 

Os encontros seguintes contarão com a apoio das servidoras da Secult Goiás Maria Eunice Suares Barboza, coordenadora da Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, e Vitória Régia, conservadora de documentos fotográficos e textuais e coordenadora do Museu da Imagem e do Som de Goiás.

 

Confira abaixo a programação:

13 de maio – 14:30h

Link de acesso: https://meet.google.com/ids-fwax-nwf

Abertura do evento: César Moura. Secretário de Estado de Cultura Interino.

Palestra: Biblioteca: Serviços e o Protocolo em Decorrência da Pandemia da Covid-19.

Palestrante: Maria Aparecida Andrade de Oliveira Tsu. Bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Coordenadora-Geral de Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas SIB/IFG.

Mediação: Keith Valéria Tito. Gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico/Secult GO.

 

10 e 11 de junho – 14: 30h

Oficina Noções Básicas de Conservação de Documentos Textuais.

Teoria: História do papel. Causas de degradação do papel.

Prática: Noções básicas de conservação de documentos textuais: higienização, acondicionamento e guarda.

Requisitos para participação: notebook ou computador com opção de câmera, microfone e acesso à internet.

Ministrante: Vitória Bandeira. Graduada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG. Conservadora de documentos fotográficos e textuais. Coordenadora do Museu da Imagem e do Som de Goiás/ Secult GO.

Mediação: Helenir Freire Batista Machado. Coordenadora da Biblioteca Pio Vargas/ Secult GO e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

 

08 de julho de 2021- 14:30h

Palestra: Bibliotecas públicas e acessibilidade para pessoas com deficiência visual

Ministrante: Maria Eunice Suares Barboza. Graduada em Biblioteconomia/ UFG. Coordenadora da Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo/ Secult GO.

Mediação: Nilva Belo de Morais. Pedagoga. Diretora de Livro e Leitura e Alexânia. Membro titular da Academia Aguaslindense de Letras – ALETRAS.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]