site logo
 

Transporte coletivo na Grande Goiânia tem novos tipos de tarifa0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 05/03/2022 18:13

 

A partir de abril, passageiros do transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana vão poder fazer a escolha por diferentes tipos de tarifa e analisar qual delas é mais vantajosa para suas necessidades/sua locomoção. Essas mudanças foram definidas no último 25 de fevereiro de 2022, durante a primeira reunião da nova Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), que trouxe como uma revolução para o usuário, a implantação do Bilhete Único, que já começa a valer no dia 02 de abril.  

 

Por duas horas e meia, usando a mesma passagem de ônibus, o passageiro poderá trocar de coletivo quantas vezes quiser. Com o Bilhete Único o usuário não terá mais a necessidade de passar por um terminal de integração para a troca de veículo, o que oferecerá a ele a liberdade de escolha do melhor trajeto para seu deslocamento, possibilitando viagens mais curtas e ou mais rápidas.  

 

As novas modalidades de tarifas fazem parte do projeto da nova Rede Metropolitana de Goiânia (RMG), que substitui a RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo). Serão implantados gradualmente, sete novos produtos tarifários. Dentre eles, o Cartão Pós-Pago, por exemplo, que vai dar uma forcinha para o usuário, principalmente no aperto de fim de mês. “Será uma espécie de cartão-pendura, brinca Jeovalter Correia, especialista em mobilidade e integrante do Mova-se Fórum de Mobilidade.

 

Com o Cartão Pós-Pago, o passageiro usa o transporte coletivo, mas só acerta a conta no final do mês. Correia acredita que o perfil despolitizado e técnico da nova CDTC foi o que possibilitou os avanços na implantação do projeto de reformulação das tarifas do transporte da RMG.  

 

Para o coordenador do Mova-se, o mestre em Transportes, Miguel Angelo Pricinote, as mudanças são um passo importante para a melhoria do serviço. “O usuário vai ganhar tempo, porque vai eliminar o tempo de espera nos terminais e retira o que chamamos de viagens negativas, que são os trajetos em sentido oposto ao destino do passageiro, mas que é feito para se chegar ao terminal”, explica Pricinote.   

 

Novos produtos tarifários

  1. Bilhete Único 2 ½  horas  

Cartão de embarque por tempo de uso que possibilita, no decurso de 2 horas e 30 minutos, trocas de linhas e ou de ônibus, sem a necessidade de passagem do usuário por um terminal de integração, e sem pagamento de outra tarifa, assegurando ao passageiro a liberdade de escolha do melhor trajeto para seu deslocamento, possibilitando viagens mais curtas e ou mais rápidas. 

  1. Vale Transporte Assinatura 

Cartão de embarque que possibilita ao passageiro, no caso beneficiário do Vale-Transporte, o livre acesso a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo, mediante pagamento de um valor fixo mensal pelo empregador. 

  1. Cartão Família 

Cartão virtual de embarque que possibilita desconto na tarifa aos usuários que usam o serviço em grupo, aos finais de semana.  

  1. Bilhete um Dia 

Cartão virtual de embarque que possibilita a utilização em qualquer linha/ ônibus pelo período de um dia com o pagamento de apenas uma tarifa, permitindo o livre deslocamento em toda RMG e a escolha dos melhores trajetos, resultando em viagens mais rápidas e com menor custo.

  1. Bilhete uma Semana 

Cartão virtual de embarque que possibilita a utilização em qualquer linha/ ônibus pelo período de uma semana com o pagamento de apenas uma tarifa, permitindo o livre deslocamento em toda RMG e a escolha dos melhores trajetos, resultando em viagens mais rápidas e com menor custo.  

  1. Cartão Pós Pago 

Cartão virtual de embarque, pós-pago, sem desconto, que possibilita a livre utilização de toda a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo, pelo período de 30 dias (mensal).  

  1. Meia Tarifa 

Cartão virtual de embarque que possibilita a redução de 50% do valor da tarifa básica, nos deslocamentos de até 5 quilômetros na RMTC.   

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]