site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Transporte público de Goiânia recebe reformulação0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 22/11/2022 03:38

 

Foto: Secom


Goiânia já entrou na fase de conclusão de várias ações cujo objetivo foi reformular o sistema de transporte público da capital, no sentido de torna-lo mais moderno. Dentre as iniciativas estão a nova política de tarifação flexível o que possibilitou a implantação de pagamentos por cartões de crédito, débito e pelo PIX; Bilhete Único e Passe Livre do Trabalhador, que geram economia e agilidade para os usuários do sistema.


A reestruturação do transporte coletivo de Goiânia foi iniciada com o lançamento de pagamento por cartão de crédito e débito no transporte público, em dezembro de 2020. Já o PIX entrou em funcionamento em setembro de 2022, incluindo a opção de pagamento pelo aplicativo WhatsApp.

 

Apenas no mês de outubro, foram cerca de 730 mil validações com os novos métodos de pagamento, que contam com um rigoroso sistema de segurança, como biometria e reconhecimento facial, o que evita fraudes e garante a segurança dos usuários.


Buscando tornar o transporte público mais atrativo e competitivo, em abril de 2022 foi lançado o Bilhete Único. A modalidade permite a integração fora dos terminais, reduzindo o custo por viagem e o tempo gasto com o deslocamento.

 

O usuário necessita apenas comprar o bilhete em qualquer terminal que, após ativado, é válido por duas horas e meia. O investimento da prefeitura no Bilhete Único e no transporte público de Goiânia será de R$ 110 milhões ao ano, de acordo com dados divulgados pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).



No mês de maio, foi anunciado o Passe Livre do Trabalhador, opção voltada para empresas e adquirido somente pelo empregador, possibilitando uma economia média de 20% com o custeio do Vale-Transporte.

 

As empresas que aderirem à modalidade ainda podem adquirir as assinaturas por um valor unitário mensal fixo de R$ 180,00 por cada trabalhador. O empregado pode realizar até 8 viagens diárias durante 30 dias, o que resulta em até 240 viagens nesse período, que inclui os finais de semana e feriados.

 

O impacto foi imediato no sistema e na economia para a população. O Bilhete Único corresponde a 22% de todas as passagens contabilizadas até o início de outubro. Já o Passe Livre do Trabalhador iniciou o mês com 1.800 empresas cadastradas e 23 mil trabalhadores beneficiados.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]