site logo
 

Cibercultura é tema de bate-papo no Culturama0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 19/05/2015 10:01

 

“Arte em novas mídias e Big Data” e “Inclusão social na web” são os assuntos em discussão na rodada do mês de maio do ciclo de bate-papos sobre Cibercultura, no Culturama. Nos dias 21 e 22, às 19 horas, o programa permanente e gratuito de discussões sobre a Sociedade no nosso tempo recebe como convidados o artista visual Vinícius Vargas e representantes do Inspire – Coletivo de Histórias. A intenção é fomentar em Goiânia a discussão, pesquisa e criação de arte em novas mídias. O público-alvo deste encontro são artistas de diversas linguagens, pesquisadores e outros interessados em comunicação digital, estudos linguísticos e sociais em contextos de mídias digitais.

O bate-papo com Vinícius Vargas pretente apresentar, a partir de sua obra, contextos de comunicação digital e arte em novas mídias: estratégia de linguagem, estética, contexto de globalização e experimentações em Glitch Art. Para introduzir o chamado Big Data, assunto de sua dissertação de mestrado na UFG, Vargas utilizará o pensamento linguístico de Ferdinand de Saussure e o conceito de filosofia da linguagem “nome de massa”, segundo Jespersen e Quine. O artista traz também um recorte panorâmico da arte brasileira no século XX, com embasamento teórico no trabalho dos mestres Oswald de Andrade, Helio Oiticica, Glauber Rocha, Haroldo de Campos e Caetano Veloso.

Vinícius Vargas é mestrando em Letras e Linguística, na Universidade Federal de Goiás (UFG), mas tem atuação no campo da Cultura Visual.  Entre outros trabalhos, merece destaque a exposição individual “Arte Digital”, em 2012, na Galeria História e Arte de Bragança, em Portugal e na Galeria de Arte Digital do exposição Morar Mais Goiânia 2013. Integrando as disciplinas de Linguístima e Arte e Tecnologia, Vinícius Vargas desenvolve, desde 2014, o projeto Poética em Google Translate, pela FAV/UFG, que também será compartilhado com o público no Culturama.

Humanidades- Joseana é ex-presidiária, Vinicius Nisi é multi-instrumentista, Gabriela Silveira é ciclista. Recortes da história de vida dessas pessoas, e de muitas outras, estão disponíveis na fan page do Inspire – Coletivo de Histórias no Facebook (https://www.facebook.com/coletivodehistorias). O grupo parte do princípio de que “todos têm histórias para contar, desde tragédias a alegrias, histórias que merecem ser ouvidas”.

Segundo Domingos Ketelbey, cofundador do grupo, o projeto tem base em militância pelos direitos humanos. “O que temos feito é humanizar relatos de cidadãos comuns afim de provocar empatia e inspirar o leitor a enxergar com mais essência a realidade alheia”, esclarece. O Inspire – Coletivo de Histórias surge a partir de iniciativa de quatro estudantes de jornalismo da Faculdade Araguaia.

“Arte em novas mídias e Big Data” e “Inclusão social na web” são os assuntos em discussão na rodada do mês de maio do ciclo de bate-papos sobre Cibercultura, no Culturama.

Data: 21 e 22 de maio
Horário: 19h
Convidados: artista visual Vinícius Vargas e representantes do Inspire – Coletivo de Histórias

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

(62) 9946-0186

[email protected]