site logo
 

Pesquisadores criaram uma tela 3D que não mostra “fantasmas” para quem não usa óculos0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 16/07/2013 10:25


Sabe aquele sentimento triste quando você começa a ficar com dor de cabeça ao assistir um filme em 3D e aí se lembra que não dá para tirar os óculos por alguns segundos, já que a imagem sem eles é ainda pior para se ver? Isso pode ser um problema do passado graças a pesquisadores que criaram um novo tipo de tela 3D que não exibe “fantasmas” quando você não usa óculos especiais.
Sistemas tradicionais de projeção 3D usam duas imagens sobrepostas, uma para cada olho que são separadas pelos óculos que você precisa usar. Mas este novo sistema usa uma projeção de uma terceira imagem que é um negativo da imagem destinada ao olho direito. Então, quando você não estiver usando os óculos, ela cancela a imagem do olho direito, deixando apenas a do olho esquerdo sem nenhum fantasma. Mas, com os óculos, a terceira imagem é filtrada e você consegue ver o efeito 3D.
Em seu estado atual, o novo sistema 2D/3D não é perfeito. A técnica deixa a imagem 2D com problemas de contraste, e para compensar isso, os pesquisadores tiveram que aumentar o brilho da imagem esquerda em relação à da direita no modo 3D. Mas, durante seus experimentos, eles acharam um bom balanceamento no qual a diferença de brilho não prejudica muito a experiência. Onde estava esta tecnologia há dois anos, quando as salas de cinema poderiam usá-la para vender a experiência 3D? Talvez seja um pouco tarde demais, não?  [UCSC viaGizmag]
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]