site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Produto goiano aumenta durabilidade de frutas e legumes0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 30/06/2020 02:35

 

A startup goiana Nanoceuticals, em cooperação com a empresa suíça AgroSustain, criou um produto em forma de filme nanoscópico que aumenta em até 21 dias a durabilidade de frutas e legumes, além de impedir a contaminação desses vegetais da colheita até o ponto de venda.

 

Produzido com ativos naturais e extratos vegetais produzidos no Brasil, o filme é totalmente comestível – conforme atestado pela Anvisa Nacional –, o que é importante do ponto de vista regulatório. Atualmente, o produto está na fase de protótipo, embora ainda exista a barreira regulatória a ser vencida para que ele se torne um produto comercial no Brasil. Após essa etapa, ele será produzido na planta industrial da Nanoceuticals, em Aparecida de Goiânia. A expectativa é que ele chegue ao mercado nacional em 2021, onde já há grandes redes comerciais interessadas no produto.

 

A parceria entre a empresa brasileira e a suíça nasceu depois da participação de ambas no programa AIT-SwissNex, que é organizado pelo governo da Suíça para capacitar e fomentar a interação entre startups brasileiras e a do país europeu. O filme foi desenvolvido pela equipe técnica da Nanoceuticals, em colaboração com pesquisadores da AgroSustain, que tem um importante histórico na área de compostos bioativos antimicrobianos, utilizados para impedir a contaminação de frutas e legumes. 

 

A colaboração ocorreu, efetivamente, quando a Nanoceuticals desenvolveu um sistema em forma de filme nanoscópico que recobre e dispersa o ativo da AgroSustain sobre as frutas. Com essa colaboração, as duas empresas ganharam em termos tecnológicos, potencializando as chances de sucesso do produto. 

 

Do ponto de vista da concorrência internacional, o produto desenvolvido em Goiás tem diferenciais como o de ser extremamente fino, na escala nanoscópica. Essa característica reduz bastante o odor e o sabor deste recobrimento, enquanto os da concorrência possuem cheiro e sabor muito característicos. 

 

O filme pode ser aplicado em qualquer tipo de alimento, mas é principalmente indicado para frutas e legumes perecíveis, em que o aumento do tempo de prateleira é fundamental para a sua viabilidade comercial, sobretudo aqueles que são exportados e importados entre os hemisférios e as estações do ano. 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]