site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Tecnologia garante terapia a distância para autistas0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 28/04/2020 19:45

 

A tecnologia tem ajudado a manter as pessoas conectadas entre si, mesmo em um período de distanciamento social inimaginado até pelos infectologistas mais pessimistas. E não é diferente na relação dos autistas com os profissionais que os ajudam a superar déficits de comunicação, de interação social, problemas comportamentais e padrões restritos de interesse. No site evisa.fabricaderelacionamentos.com.br é possível encontrar psicólogos que se dispõem a realizar esse suporte emocional.

 

Videochamadas, áudios em mensageiros eletrônicos e acompanhamento a distância por programas de computador são algumas das ferramentas que estão garantindo as terapias de muitos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) sem interrupções, nestes dias de isolamento para frear a Covid-19. Depois que o solicitante acessa a página e clica no ícone "Falar com psicólogo", quem entra em cena depois, no time dos recursos tecnológicos, é o celular. O smartphone avisa o psicólogo da demanda e torna-se protagonista nessa rede de bem, com recursos que, antes ignorados, agora podem ser determinantes para salvar vidas.

 

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, o DSM-V, onde constam os critérios utilizados para o diagnóstico do TEA, preconiza que “o autismo é um espectro e não existem dois autistas iguais”. Choro ininterrupto; pouca vontade de falar; apatia; movimentos pendulares e repetitivos de tronco, mãos e cabeça; agressividade; e surdez aparente - quando, por exemplo, a criança não atende aos chamados - são alguns dos sinais e sintomas do autismo. O TEA não tem cura, mas estudos mostram que é tratável com diagnóstico e intervenção precoces.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]