site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Documentário sobre circo será debatido no Goiânia Ouro0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 30/09/2018 07:51

 

O circo é o tema de documentário que será exibido na segunda-feira (1º), às 19 horas, no Teatro Goiânia Ouro. Após a sessão, haverá debate com a participação de profissionais do circo de Goiânia, em especial Felipe Nicknig, da Catavento Companhia Circense e representantes do Circo Laheto e da Escola de Circo do Itego Basileu França. A entrada será gratuita, com evento aberto a toda a população. A atividade tem como público-alvo os artistas e estudantes do circo da capital, além de todos que se interessam pelo tema das artes circenses. Não é necessário fazer inscrição.

 

O NUFAAC é uma realização da Catavento Companhia Circense, que vem atuando desde junho deste ano, e conta com o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. O objetivo do Núcleo é formar artistas especializados em produção cultural e artes circenses, com foco em acrobacias aéreas.

  

Realizado pelo Sesc em São Paulo, o filme traz registros poéticos de espetáculos circenses e entrevistas com artistas, diretores e pesquisadores de diversos países, que abordam a formação e o labor do artista, o circo como estética, memória, diferentes espaços de apresentação e possibilidades atuais de construções dramatúrgicas. Dirigido por Daniela Cucchiarelli, o documentário produzido durante a edição de 2015 do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo traz trechos de espetáculos e depoimentos dos artistas das companhias Circolombia (Colômbia), Circus Cirkor (Suécia), Cia Cíclicus (Espanha), Joan Català (Espanha), Henrik & Louise (Suécia), Palhaça Rubra (Brasil), Circo Mínimo (Brasil), Circo Escola Picadeiro (Brasil), Galpão do Circo (Brasil), Escola de Circo de Londrina (Brasil), Circo Escola Diadema (Brasil), Escola Pernambucana de Circo (Brasil), SP Escola de Teatro (Brasil), Escola Nacional de Circo (Brasil) e Erva Daninha (Portugal). 

 

As escolas são um dos temas abordados pelo documentário. Sua criação gerou um debate, sobretudo entre os artistas tradicionais, cuja formação se deu em família, pelo aprendizado de pai para filho. “Eu entendo que muitos que são do circo tradicional talvez não tivessem opção, não escolheram. Essa é uma diferença muito importante entre todos os artistas de escola de circo, porque esses escolheram o circo”, aponta o espanhol Leandro Mendoza, diretor da Companhia Ciclicus. Os entrevistados ainda refletem sobre o cenário atual e as definições da área. “Para mim, é muito difícil dizer onde começa o circo contemporâneo e onde termina o tradicional”, defende a artista sueca Louise Bjurholm. O que perpassa todas as falas é que a estética do risco dá unidade às artes circenses.

 

Segundo Felipe NIcknig, da Catavento Companhia Circense, a proposta é elevar o debate sobre o que é circo para além das produções locais, suscitando o interesse dos artistas e produtores pelo que vem sendo discutido em rodas mais ampliadas, mundo afora. O documentário, então, será um ponto de partida para que artistas e estudantes exponham suas ideias e ideais sobre essa linguagem artística, que se renova diariamente e se coloca como base de outras atividades cênicas e lúdicas. Segundo Felipe, não o Cine-Debate não pretende ser conclusivo, ao contrário, ele se propõe a ser um ponto de partida para o aprofundamento do tema.

 

Serviço:
Cine-Debate com exibição do documentário “Circo é Circo”, do Sesc SP

Data: 01/10 (2ª feira)
Horário: 19 horas
Local: Teatro Goiânia Ouro
Entrada franca

O circo é o tema de documentário que será exibido na segunda-feira (1º), às 19 horas, no Teatro Goiânia Ouro. Após a sessão, haverá debate com a participação de profissionais do circo de Goiânia, em especial Felipe Nicknig, da Catavento Companhia Circense e representantes do Circo Laheto e da Escola de Circo do Itego Basileu França.

 

Serviço:
Cine-Debate com exibição do documentário “Circo é Circo”, do Sesc SP

Data: 01/10 (2ª feira)
Horário: 19 horas
Local: Teatro Goiânia Ouro
Entrada franca

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]