site logo
 

PUBLICIDADE

img

Goiás tem perspectiva positiva para o comércio no Dia dos Pais0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 12/08/2022 01:54

 

Apesar da alta na inflação, a perspectiva do cenário para o Dia dos Pais, no comércio goiano, é que será bem melhor em relação ao ano passado. É o que aponta a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros, sobre a intenção do consumo das famílias ser maior do que em 2021, com enfoque especial para a população que recebe até 10 salários-mínimos, segundo o consultor de assuntos econômicos da Fecomércio-GO, Bruno Ribeiro.

 

Segundo a análise do especialista, a confiança do empresário também está em um patamar maior quando comparado também ao mesmo período, do ano passado, e com destaque interessante, pois essa confiança tende a aumentar nesses períodos de vendas. A confiança do empresário do comércio é tão alta quanto a do período natalino, justificando essa expectativa positiva em relação ao Dia dos Pais que se aproxima, além de outro fator importante que pode fomentar as vendas no comércio, que é o pagamento do Auxílio Brasil que começou nesta terça-feira (09/08).

 

“O aumento das vendas para o Dia dos Pais, é um fator benéfico para a economia local, especialmente, quando você reforça o otimismo que o empresário já está demonstrando ao longo do tempo. Esse empresário mais confiante e com vendas mais robustas tende a contratar mais e isso por si só já reduz a taxa de desemprego com a geração de renda para a população, provocando um efeito cascata já que também pode renovar os estoques, favorecendo outras atividades, por exemplo, a atividade industrial. Então, não há dúvida que todos esses fatores tendem a impulsionar ainda mais o PIB goiano, que pode novamente ser um destaque, quando comparado a de outros Estados”, explica Bruno.

 

Para os próximos meses, o especialista da Federação acredita que sejam os melhores para o comércio, principalmente nesse período pós pandemia. Isso porque há uma redução dos preços, como até então não havia acontecido.

 

“Se eu tenho uma redução de preços, eu posso supor que haverá um maior caixa disponível em relação às famílias, e obviamente, nesse caso pode ser verificado a questão de um aumento do consumo, o que possibilitaria uma melhor venda ao longo dos meses”, aponta Bruno.

 

Nesta semana, foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que aponta uma deflação quando comparado ao mês anterior. Como ainda haverão datas bem importantes para o comércio, como o Dia das Crianças, Blackfriday e Natal, as perspectivas tendem a ser mais positivas, principalmente após a liberação do Auxílio Brasil, que vai injetar na economia, somente em agosto, mais R$ 12 bilhões, e tende também a movimentar as atividades econômicas de maneira mais intensa do que foi visto ao longo dos últimos meses.

 

O consultor destaca que essa perspectiva positiva, especialmente em relação a Goiás, é resultado do endividamento goiano, que estava abaixo da média, e da confiança do empresário local, que se sobressai em comparação a outros Estados. A junção desses dois fatores fez com que o comércio tivesse essa melhora do contexto econômico. “Se a gente tem todas essas condições favoráveis e propícias, podemos fazer com que o nosso comércio se mantenha como um grande destaque de gerador de riquezas no PIB goiano, e com possibilidade de ter grande impacto no PIB nacional”, pontua Bruno Ribeiro.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]