site logo
 

PUBLICIDADE

img

Literatura nas redes sociais é tema de debate da FGV CPDOC0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 13/07/2020 23:33

 

O Laboratório de Pensamento Social e o Laboratório de Humanidades Digitais da Escola de Ciências Sociais do FGV CPDOC promovem o webinar "Literatura e cosmopolitismo em tempos de pandemia: Jorge Luis Borges e Clarice Lispector nas redes sociais". O evento será na quarta-feira (15/07), às 15 horas, pelo Canal da FGV no YouTube. Na ocasião, especialistas discutirão a presença da Literatura nas redes sociais, especialmente durante a pandemia.

 

No encontro virtual serão analisadas práticas de leitura nas redes sociais, especificamente no Twitter, durante a pandemia. O webinar terá como foco dois autores populares no ambiente digital e importantes para os cânones literários argentino e brasileiro: Jorge Luis Borges e Clarice Lispector.

 

A palestra será feita por Alejandra Josiowicz, que é mestre e doutora em Spanish and Portuguese pela Princeton University; pesquisadora Bolsista no FGV CPDOC; pesquisadora de Carreira do Instituto Interdisciplinar de Estudos de Gênero (IIEGE) do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), na Argentina; e professora da Universidade de Rio de Janeiro (Uerj).

 

As discussões seguirão na direção dos avanços recentes nas humanidades digitais, combinando a mineração de textos, a modelagem de tópicos e a georreferenciação. A pesquisadora do FGV CPDOC desenvolverá uma análise qualitativa e quantitativa das comunidades de leitores globais de Borges e Lispector, ressaltando as dimensões geopolíticas e culturais da leitura nas redes sociais e as diferenças e desigualdades do modo como esses autores são lidos em 14 cidades das Américas e da Europa, em diferentes línguas.

 

As inscrições podem ser feitas por meio do link: evento.fgv.br/literaturanasredes/.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]