site logo
 

PUBLICIDADE

img

Setor de minérios se prepara para indústria 4.00 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 07/02/2024 22:34

 

À medida que o mundo enfrenta desafios críticos, a mineração emerge como um setor chave para soluções sustentáveis. O 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação, organizado pelo SIEEG-DF (Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás e do DF), será um marco na jornada do Brasil rumo ao futuro da mineração, reunindo especialistas de todo o país em Goiânia, no dia 20 de fevereiro, das 8h30 às 18h, na FIEG – Casa da Indústria.

 

O setor de mineração embarca em uma nova era de inovações e melhorias que terão um impacto global, e o encontro será uma plataforma crucial para discutir os cenários e os caminhos do desenvolvimento tecnológico mineral, fundamental para atender questões mundiais urgentes, como a transição energética, a descoberta e exploração de novos minerais, a segurança alimentar e a verticalização da indústria mineral. 

 

A transição global para fontes de energia mais limpas e sustentáveis está intrinsecamente ligada à mineração. Enquanto a China, atualmente, domina o mercado, detendo cerca de 80% dos insumos essenciais para esta transição, o Brasil emerge como um potencial concorrente de peso, especialmente devido às vastas jazidas de terras raras em estados como Goiás e Minas Gerais. 

 

Para atender à crescente demanda por uma diversidade e quantidade de minerais maiores do que a produção atual fornece, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras se faz crucial. Essas inovações são a chave para expandir a capacidade produtiva do Brasil e posicionar o país como um líder significativo no fornecimento de minerais vitais para a nova era energética.

 

Enfrentamos a tendência de esgotamento de reservas atuais de minerais, como, por exemplo, a bauxita, mineral chave na produção de alumínio. A busca por um substituto viável e a tecnologia para explorá-lo são urgentes. 

 

O encontro abordará a necessidade de pesquisa e inovação para descobrir e viabilizar a exploração sustentável de novos minerais que garantam, de forma eficiente, a continuidade do desenvolvimento econômico e social. 

 

A mineração desempenha um papel crucial na segurança alimentar global, especialmente na exploração de fertilizantes naturais. O evento destacará a importância da tecnologia na exploração sustentável de recursos como esses para atender a demanda do agronegócio. 

 

A verticalização da produção mineral é outro aspecto chave para agregar valor à cadeia. Tecnologia e inovação são fundamentais para tornar isso uma realidade, permitindo que o Brasil não apenas extraia, mas também processe minerais e desenvolva a indústria nacional para absorver essa matéria-prima, aumentando o valor agregado e a competitividade no mercado global.

 

O 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação reunirá especialistas e líderes do setor para discutir esses temas críticos. O evento visa mapear capacidades, identificar desafios e explorar oportunidades para posicionar o Brasil como um líder inovador e sustentável no cenário da mineração mundial. 

 

Uma oportunidade para entender como a mineração pode contribuir para um futuro mais sustentável e para o desenvolvimento tecnológico global. A programação inclui painel e mesa-redonda em torno de temas como capacidade instalada dos centros tecnológicos, pesquisa mineral, inovação e políticas de desenvolvimento tecnológico.

 

O 1º Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação contará com a presença de representantes de instituições-chave, incluindo o Ministério de Minas e Energia; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; UFCAT; IPT; CETEM; COMIN-CNI; EMBRAPII; FINEP; ANM; SGB; ABPM; ADIMB; Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC); CNI; Senai; CT-Mineral MDCT; e SGS Geosol.

 

Programação

  • 8h30: Painel sobre Capacidade Instalada dos Centros Tecnológicos, com moderação de Miguel Nery (ABPM) e participação de especialistas de diversas instituições.
  • 13h30: Mesa-Redonda sobre Sinergias para o Desenvolvimento Tecnológico, moderada por Wilson Borges (CASMIN) e com a presença de líderes do setor.

 

SERVIÇO

1º Encontro de Competências e Inovação

Data: 20 de fevereiro

Horário: das 8h30 às 18h

Local: FIEG – Casa da Indústria

Endereço: Av. Araguaia, 1544 - Leste Vila Nova

Organização: SIEEG-DF

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]